Perante o crescente interesse no desporto motorizado a organização iniciou o evento com uma corrida de motorizadas, onde os pilotos demonstraram enorme perícia e determinação, alcançando médias verdadeiramente espetaculares.
Seguidamente os concorrentes de automóveis iniciaram o treino para determinação da grelha de partida, sendo de salientar o excelente desempenho de Silveira Machado em Lancia Fulvia que se colocou na primeira fila da grelha num automóvel do qual não se esperava tanto.
Na corrida de automóveis encontravam-se frente a frente os melhores automóveis e pilotos da altura, sendo a expectativa e entusiasmo enorme à volta do evento. Antes da prova guardou-se um minuto de silêncio em memória de Casal Ribeiro que tinha falecido recentemente.
Depois do espetacular arranque o primeiro a chegar à curva da baía foi o Lotus Elan de de Francisco Barbosa, sendo ultrapassado logo a seguir à curva por Ahrens de Novaes que assumiu a liderança, ocupando a posição até ao final da corrida demonstrando todas as suas capacidades como piloto e todas as potencialidades do Porsche.
Mais atrás Francisco Barbosa em Lotus Elan, Fernando Pinhão em Alfa Romeo GTA e Silveira Machado no Lancia Fulvia travavam um duelo entusiasmante. O Primeiro a abandonar foi o Lotus ficando Fernando Pinhão e Silveira Machado a lutar pelo segundo lugar quase num “roda a roda”. O Alfa Romeo GTA provou ter mais velocidade de ponta e em reta destacava-se, mas o melhor conhecimento do circuito e experiência por parte de Silveira Machado fizeram com que nunca descolasse, até que o Alfa com o diferencial blocado, fez um aparatoso pião, pouco antes da curva da baía para enorme susto do público. Felizmente o Alfa Romeo ia no meio da estrada, pois se estivesse a ocupar a sua mão quando Fernando Pinhão perdeu o controle, teria investido contra a densa multidão que se acumulava nos passeio e em cima da estrada.Desta e de outras situações semelhantes começou a tornar-se clara a ideia da necessidade indispensável da construção do autódromo de Luanda já que só assim se poderia oferecer garantia de segurança ao público e aos pilotos.
Anteriormente a este pião do Alfa Romeo GTA que elevou o piloto do Lobito a desistir, Ferreira Pires despistou-se e embateu violentamente com o Lotus Elan num candeeiro à entrada da marginal. O Lotus Elan ficou completamente destruído com o piloto a ser transferido de imediato para o hospital onde ficou internado com várias fraturas.
Muitos automóveis não resistiram às 100 voltas ao circuito e verificaram-se muitas desistências, numa luta titânica durante a tarde com muita emoção e brilho desportivo.
Precisamente 1 hora 44 minutos, 2 segundos e 15 décimos após o início da prova, o fantástico Porsche 904 GTS de Ahrens de Novaes cortou a meta vitorioso depois de um domínio total durante a prova.
1º – Ahrens de Novaes – Porsche 904 GTS
2º – Silveira Machado – Lancia Fulvia
3º – Pinto Leite – Corte Real Pereira – Lancia Fulvia
4º – Carlos Conde – Cooper 1300 S
5º- Fernando Bernardino – Saaab Sonett
6º – António Lacerda – Cortina Lotus
7º – Ian Criagie – Cooper 1300 S
8º – Vitor Rodrigues – BMW 1600 TI
9º – Rui Frota – BMW 1600
10º -Carlos Ribeiro – Abarth 1300
Francisco Lemos Ferreira/Jornal dos Clássicos
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