A extraordinária colecção de automóveis de Jimmy Shiels

24/04/2018

Tinha Jimmy Shiels 18 anos quando, em 1984, foi ao seu primeiro leilão de automóveis. Ia à procura de um Camaro Z28 de 1969. Era, pelo menos, esse o plano. No entanto, seria um Buick Skylark conversível de 1966 a cativá-lo.

Shiels acabou por regressar a casa com a supracitada viatura, tendo esta tido um custo de 2.200 dólares (na actualidade, o equivalente a 5.250 dólares).

Esse seria o primeiro automóvel do que é agora uma colecção que consiste quase na totalidade em coupés e conversíveis Skylark GS de 1966. São 25 os veículos da marca fundada por David Buick em 1903 que se encontram no complexo de Shiels, em Massachusetts (EUA).

Conforme a colecção de Shiels cresceu, também as necessidades a nível de armazenamento aumentaram. Empreiteiro de profissão, para Shiels construir um celeiro adequado não era nada de muito extraordinário.

Como muitos coleccionadores, Shiels achava que o tamanho do celeiro estava apropriado. Contudo, é tarefa praticamente impossível chegar à parte de trás do mesmo (devido ao grande número de automóveis).

Um dos veículos que é bastante querido a Shiels é um coupé de 1966 – possuidor de uma transmissão manual de quatro velocidades e com uma quilometragem de cerca de 42 mil km -, sendo todo ele original.

Sete dos Grand Sports da colecção de Shiels vieram dos proprietários originais e há mais dois veículos a que o empreiteiro anda atento – um está por Nova Jérsia e o outro em Ohio. Ambos ainda estão nas mãos dos donos que os compraram novos.

Ainda que o interesse de Shiels passe mais por automóveis originais bem conservados, o coleccionador vai agora a meio de mais um restauro (outro GS conversível). No entanto, a seguir a isso, Shiels pretende focar-se um pouco mais na acção de guiar e em desfrutar do exercício de condução das suas prezadas viaturas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.