A Artcurial anunciou que levará a leilão um Ferrari 365 GTB/4 Daytona Group IV Competizione de 1969, apenas 15 exemplares da versão Competizione deste modelo foram produzidas pela Ferrari. O exemplar que procura agora um novo dono pertence ao restrito lote de apenas três protótipos de desenvolvimento que beneficiaram das alterações que permitiram a homologação para competição.

O 365 GTB/4 Daytona Group IV Competizione, chassis #12467, foi vendido directamente pela fábrica do “Cavallino Rampante” a Luigi Chinetti, em Abril de 1971 e preparado para as 24 Horas de Le Mans do mesmo ano. Conduzido por Luigi “Coco” Chinetti Júnior e Bob Grossman, pilotos da N.A.R.T, o Daytona terminou o Circuit de la Sarthe na 5ª posição, vencendo no mesmo ano o Energy Index.

Entre 1971 e 1973 este exemplar participou nos principais eventos dos Estados Unidos, incluindo as 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Daytona, Watkins Glen e Road Atlanta.

O leilão está marcado para o dia 7 de Julho, em Le Mans. A Artcurial estima que o valor da venda se fixe entre os 6,5 e os 7,5 milhões de euros, podendo, assim, tornar-se o Ferrari 365 GTB/4 Daytona mais caro de sempre.