Fiat 8V Supersonic vendido por mais de dois milhões de euros

02/10/2022

O Fiat 8V, também conhecido por Otto Vu, foi um automóvel desportivo produzido pela marca italiana de 1952 a 1954 em números bastante reduzidos, que se totalizou numa produção de apenas 114 exemplares. Foi desenvolvido por Dante Giacosa e pelo designer Luigi Rapi, não partilhando nenhum componente com outro automóvel Fiat, excepto pelo seu diferencial, mas utilizava várias peças produzidas pela Siata. Foi apresentado no Salão de Genebra de 1952 e foi dado o nome de 8V pois a Fiat pensava que a Ford tinha os direitos sobre a sigla V8.

Como o nome indica, estava equipado com o motor V8 Tipo 104 que tinha sido desenvolvido para uma berlina de luxo destinada ao mercado norte americano, mas que nunca viu a luz do dia. Com um ângulo de 70 graus, este motor tinha uma cilindrada de 2,0 litros e estava equipado com dois carburadores duplos Weber 36 DCF 3. Na sua primeira versão, tinha uma taxa de compressão de 8.5:1 e desenvolvia 105cv às 5600rpm, atingindo os 190km/h de velocidade máxima. Na segunda versão, o motor contou com uma afinação da distribuição diferente e a potência subiu para os 115cv às 6.000rpm. Por fim, a última evolução do motor, a taxa de compressão passou para os 8.75:1 e a potência passou para os 127cv às 6600rpm. Acoplado ao motor estava uma caixa manual de quatro velocidades. A suspensão era totalmente independente nas quatro rodas e a travagem estava a cargo de travões de tambor.

Como acontecia na época e devido ás sua carroçaria semi-monocoque, as várias carrozzerias italianas produziram diferentes carroçarias para o Fiat 8V. Enquanto que dos 114 exemplares produzidos, 34 receberam carroçarias do próprio Dipartimento Carrozzerie Derivate e Speciali da Fiat e produzidos nas instalações da Siata, os restantes foram produzidos pela Zagato, Vignale, entre outras. A Ghia desenhou e produziu uma série limitada de automóveis com um desenho inspirado na Jet Age, designada de Fiat 8V Supersonic, com o desenho a cargo de Giovanni Savonuzzi. No total, apenas 14 exemplares foram produzidos.

Presente neste artigo está o Fiat 8V com o chassis número 000049, sendo o décimo Supersonic produzido. Foi utilizado para exposição no stand da Ghia no Salão de Genebra de 1954, sendo posteriormente adquirido por K.T. Keller, presidente da Chrysler, e levado para os EUA, que o venderia a Lou Fageol, um piloto de barcos que venceu a Gold Cup três vezes, e o manteve até à sua morte em 1961, mantendo-se na família até 1968. Depois disso, passou por diversos proprietários, e até por uma mudança de motor, para um V8 da Chevrolet. Um dos proprietários, Mr. Farber, conseguiu localizar o motor original e adquiri-lo para voltar ao automóvel. Em Março de 2007, Farber iniciou finalmente um meticuloso restauro, que só terminou em Janeiro de 2016.

Este exemplar foi vendido por 2,04 milhões de dólares, cerca de 2.047.380 euros pela RM Sotheby’s durante o Monterey Car Week deste ano e conseguiu ultrapassar a sua estimativa de venda.