Ford 40 GT Mk II que foi ao pódio das 24H de Le Mans em leilão

02/08/2018

A RM Sotheby’s anunciou a adição de um Ford GT 40 de 1966, chassis P/1016, um dos três GT 40 que impulsionaram a primeira vitória da Ford no mítico Circuit de la Sarthe, à venda que decorrerá a 23 e 24 de Agosto em Monterey.

Como parte do trio de GT 40 que conquistaram o 1º, 2º e 3º lugares nas 24 Horas de Le Mans de 1966, o chassi número P/1016 usou o número 5 e foi conduzido pela dupla americana Ronnie Bucknum e Dick Hutcherson da Holman & Moody, completas 348 voltas subiram ao terceiro lugar do pódio. No primeiro e segundo lugares ficaram outros dois Ford GT 40, o primeiro conduzido pelos vencedores Bruce McLaren e Chris Amon e o outro pelos vice-campeões Ken Miles e Denny Hulme, este foi considerado o ponto de viragem nas conquistas automobilísticas da Ford, já que a marca americana ansiava por um grande título de competição.

O GT 40 Mk II resultou da evolução do Ford GT 40 original, equipado com um motor V8 de 7.0 litros, o novo modelo ia de encontro à ambição da Ford de criar um carro de corrida com motor central capaz de atingir as 200 mph. O “40” da nomenclatura deste modelo da Ford deve-se aos 1,02 metros de altura que correspondem a 40 polegadas. O aparecimento do GT 40 representou uma mudança radical na dinâmica da tecnologia de motores na edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans. Comparado com os rivais, incluindo a Porsche, com o modelo 906 equipado com um 1,9 ‘flat six’ ou com os 275 GTB Competizione da Ferrari equipados com um V12 de 3,3 litros, o motor da Ford estava à frente do seu tempo e desempenhou um papel importante no sucesso desportivo da marca.

O P/1016 ficou concluído a 11 de Setembro de 1965 e foi enviado para a Sebring International Raceway antes de correr nas 24 Horas de Daytona a 5 e 6 de Fevereiro de ’66. A Ford venceu a prova americana, todavia o P/1016 conduzido por Bucknum e Richie Ginther não concluiu a corrida devido a uma falha na caixa automática após 13 horas de prova. Entre os vários GT 40 que competiram e venceram corridas nos meses seguintes, este continua a ser o único exemplo a ter corrido como um modelo automático.

Alexander Weaver, especialista em automóveis da RM Sotheby’s afirmou “O estatuto do P/1016 fala por si, se não fosse este automóvel a história do automobilismo como a conhecemos seria muito diferente. A venda deste GT 40 representa uma verdadeira oportunidade para qualquer coleccionador ou entusiasta para adquirir uma parte significativa da história do automobilismo. Este Ford foi restaurado para voltar à condição em que correu, o que será crucial para qualquer potencial comprador. Este GT 40 é, e sempre será lembrado como um dos Fords que finalmente derrotou a Ferrari.”

Após o sucesso em Le Mans o GT 40 Mk II competiu por mais três vezes em 1967, mais tarde este exemplar fez várias aparições nos Estados Unidos, vencendo o prémio “People’s Choice” em Pebble Beach, corria o ano de 2003. A RM Sotheby’s estima que o valor da venda se fixe entre os 7,6 e os 10,2 milhões de euros.

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