Garage 56 leva a Nascar de novo até Le Mans

07/06/2023

O Garage 56 leva de novo a NASCAR a Le Mans, pela primeira vez em quase 50 anos. Quando a bandeira tricolor francesa for hasteada na partida para as 24 Horas de Le Mans deste ano, um Chevrolet Camaro ZL1 da nova geração representará oficialmente a equipa Garage 56.

A Garage 56 é uma parceria entre a NASCAR, a Hendrick Motorsports, a Chevrolet e a Goodyear – uma das equipas, fabricantes e pneus com mais êxito, respectivamente, nos 75 anos de história desta modalidade – e reúne a NASCAR com Le Mans, pela primeira vez em quase cinco décadas.

Em 1976, dois carros da NASCAR participaram nesta prova histórica mas, enquanto que o Ford Torino e o Dodge Charger apenas apresentavam subtis parecenças com o pelotão de stock cars, que inclui o Chevrolet Camaro ZL1 Next Gen 2023, os carros de ambas as épocas da NASCAR estão equipados com pneus Goodyear.

Este hiato de quase 50 anos, desde que os carros da NASCAR correram pela última vez em Le Mans, demonstra a vasta experiência global da Goodyear tanto na NASCAR como nas corridas de resistência. A Goodyear desempenhou um papel decisivo no regresso da NASCAR ao Circuito de la Sarthe, desenvolvendo pneus sob medida para este desafio único.

A NASCAR é o mais popular campeonato automobilístico dos EUA, com múltiplas categorias, e corridas quase todos os fins de semana, entre Fevereiro e Novembro. Os números de espetadores superam os 8 milhões, e, este ano, as 500 Milhas de Daytona registaram a quota de audiência mais elevada dos últimos anos, com 15,16% de share.

NASCAR vs Le Mans: as principais diferenças para a Goodyear

Por comparação com a NASCAR, o grau de exigência das 24 Horas de Le Mans está num nível totalmente diferente. A participação do Garage 56 poderá superar em sete vezes a distância da corrida mais longa da NASCAR, a Coca-Cola 600, no caso de completar mais de 310 voltas. Em 2022, a equipa JOTA, vencedora em LMP2, percorreu 369 voltas (5028 km) com pneus Goodyear.

As condições meteorológicas em constante mudança, e a manutenção do carro durante 24 horas completas, significam que os pilotos têm de enfrentar um espectro completo de visibilidade e de temperaturas. Tal como na NASCAR, as paragens nas boxes em Le Mans podem ser decisivas. Os engenheiros formularão diferentes estratégias durante a corrida, para maximizar a sua posição face aos concorrentes.

Em 2022, a NASCAR e a Goodyear introduziram pneus de 18 polegadas, equiparando-se, assim, a campeonatos como o Mundial de Resistência. O processo de desenvolvimento dos pneus para as ovais, e circuitos de competição da NASCAR requereu investigação e planificação, estabelecendo as bases para a trajetória de desenvolvimento do Garage 56.

Em Le Mans, os pneus Goodyear para LMP2 foram concebidos com um composto mais duro, para proporcionar uma maior duração, por forma a que as equipas maximizem os seus pneus como parte da sua estratégia de corrida. Por regulamento, as corridas da NASCAR exigem que os pneus Goodyear durem cerca de 160 quilómetros, para garantir que os pilotos efectuam trocas de pneus durante as paragens nas boxes. Entretanto, um pneu de LMP2 pode completar até quatro stints em Le Mans, o equivalente a 600 quilómetros.

Ainda que as paragens nas boxes sejam uma parte natural das corridas de Le Mans, as equipas preferem realizar o menor número possível das mesmas, mantendo um ritmo competitivo. Tal deve-se ao facto de os regulamentos do WEC restringir as equipas a ter apenas duas pessoas de cada vez a tocar no carro, o que resulta numa maior penalização, em termos de tempo, quando se decide trocar dois ou quatro pneus numa paragem.

“A presença da Garage 56 é a fusão de dois projectos emblemáticos da Goodyear”, refere Ben Crawley, Diretor de Motorsport para a EMEA da Goodyear. “O desafio técnico, de desenvolver pneus sob medida para a participação da Garage 56 em Le Mans, combina duas áreas de excelência para Goodyear. Neste projeto foram investidos meses de desenvolvimento e preparação. Muitos componentes estão na vanguarda da tecnologia, e mal podemos esperar por ver o carro na pista, e a tecnologia de pneus da Goodyear a apoiar a sua performance”.