A história do Lindner “Porscheli” Coupé, o 356 de quatro lugares

20/11/2017

Dois irmãos gémeos, Knut e Falk Reimann, trabalhavam antes da guerra na Lindner Karosserie em Dresden. Após a guerra, decidiram reproduzir o novo Porsche 356 a partir de um velho “Kübelwagen” que encontraram abandonado numa floresta.

Especialistas em carroçarias, lenta e cuidadosamente foram construindo o seu 356, numa versão alongada de quatro lugares.

Quando concluíram o seu automóvel foram mostrá-lo a Ferry Porsche a Estugarda. Este ficou aborrecido de início, mas depois compreendeu que os jovens eram bem-intencionados e ainda os ajudou com peças e conselhos. Além de lhes fornecer documentação, deu-lhes permissão que denominassem o seu automóvel como “Porscheli” (de Porsche e Lindner).

De regresso à Alemanha Democrática os gémeos iriam produzir um total de 13 chassis, parando a produção em 1961 até deixar de ser possível encontrar mais chassis de Kübelwagen.

Logo em seguida seriam presos ao tentar fugir para o ocidente, não mais voltando a produzir automóveis.

Dos 13 produzidos parece terem sobrevivido apenas três, um dos quais restaurado com o apoio de um dos gémeos Reimann, pouco antes da sua morte em 2016.

Jorge Nunes

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