Honda Spocket, um desportivo vinte anos à frente do seu tempo

19/06/2019

O Honda Spocket é um protótipo desenvolvido pela Honda R&D Americas, de Torrance, Califórnia. Conjuga num só veículo, um automóvel desportivo, um descapotável e uma pick-up. Com o premir de um botão, o Spocket passa de quatro para dois lugares e a parte superior, em forma de concha, retrai para fornecer uma condução ao ar livre. Foi apresentado no Salão de Tokyo de 1999 e foi posteriormente mostrado no Salão de Los Angeles do mesmo ano.

O desenvolvimento do Spocket, desde o desenho à construção, demorou apenas 8 meses, sendo inspirado na pick-up Honda T360, de motor central, o primeiro veículo de produção em massa da marca. O Spocket tem um design futurista, com uma carroçaria leve e angular, portas que abrem em “tesoura”, jantes de 19″ equipadas com pneus Michelin com tecnologia Pax, os pneus run-flat estão equipados com sensor de pressão. A carroçaria foi pintada em vermelho brilhante e cinzento. Tem um comprimento de 4270 mm, uma distância entre eixos de 2750 mm, 1780 mm de largura e uma altura de 1280 mm.

O interior tem baquets, feitas em tecido de alta qualidade e que aguentam qualquer tipo de clima e cintos de cinco pontos, tudo à prova de água. Outros equipamentos interiores são o sistema de navegação GPS da Honda e controlos electrónicos. Em vez dos espelhos retrovisores, tem câmaras que projectam as imagens da traseira para um ecrã no pára-brisas.

O automóvel está equipado com sistema de tracção às quatro rodas, que apresenta uma transmissão de alta tecnologia, equipado com um sistema híbrido, de gasolina e eléctrico, que dão potência às rodas da frente e um motor eléctrico para cada uma das rodas traseiras, para ter tracção integral permanente. Ao motor de combustão está acoplado a uma caixa semi-automática de cinco velocidades, onde os botões para mudar de mudança estão no volante. O motor a combustão é de quatro cilindros e 16 válvulas, de dupla árvore de cames à cabeça. As baterias dos motores eléctricos foram estrategicamente colocadas sob o chão da caixa de carga, para uma melhor distribuição de peso. Este protótipo está actualmente no museu secreto da Honda em Torrance.

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