Jaguar português vendido por valor recorde

29/05/2017

O Jaguar E-type Roadster de 1961 que pertenceu a Manuel Nogueira Pinto alcançou um valor que superou todas as expectativas e constitui um novo recorde, no leilão que a RM Sotheby’s realizou no passado dia 27 de Maio, em Vila Erba.

A leiloeira estimava um valor entre 250 e 300 000 euros, mas o novo dono deste histórico automóvel teve que pagar 582 400 euros para o poder levar para casa. Trata-se do valor mais alto alguma vez pago em leilão por um E-Type de estrada.

O segredo deste sucesso está na forma como foi investigada e preparada a apresentação deste exemplar, recorrendo ainda a imagens históricas das suas participações desportivas (cedidas pelo arquivo das Edições Vintage).

É também um tributo ao excelente restauro que foi levado a cabo em Portugal.

O E-Type #875807 foi adquirido por Manuel Nogueira Pinto ao agente da Jaguar no Porto, João Gaspar no dia 1 de Novembro de 1961 e foi utilizado com bastante sucesso em competição, a partir do ano seguinte, com vitórias no Circuito de Montes Claros em 1962 e 1963 e também em Angola, na prova de Grande Turismo, disputada em 1963, no circuito urbano de Luanda.

Agora este exemplar irá certamente integrar uma colecção de prestígio no estrangeiro.

Os créditos da foto são da RM Sotheby’s para as imagens actuais e das Edições Vintage para as imagens históricas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.