Jerry Seinfeld processa vendedor a quem comprou Porsche alegadamente “falso”

27/02/2019

No início do mês o humorista e conhecido coleccionador da Porsche, Jerry Seinfeld, foi alvo de uma acção judicial, na qual foi acusado de vender um exemplar Porsche 356 Speedster que não corresponde à rara versão GS/GT anunciada. Agora o humorista decidiu processar o vendedor a quem comprou o Porsche alegadamente “falso”, a European Collectibles.

De acordo com o USA Today, Seinfeld deu entrada de uma acção judicial contra a European Collectibles, no tribunal federal de Manhattan, reclamando uma compensação por danos não especificados ao vendedor de Costa Mesa na Califórnia. “Seinfeld, que é um humorista de grande sucesso, não necessita de complementar o seu rendimento vendendo automóveis desportivos falsificados”, podia ler-se na acção interposta pelo humorista americano.

Jerry Seinfeld adquiriu o automóvel à European Collectibles em Fevereiro de 2013 por 1,2 milhões de dólares. Três anos volvidos, em Março de 2016, o Porsche 356 Speedster GS/GT foi leiloado pela Gooding & Co. em Amelia Island por 1,5 milhões de dólares. A licitação vencedora pertenceu à empresa chamada Fica Frio, que após um revendedor especializado da marca alemã inspeccionar o veículo e ter expressado as suas dúvidas em relação à originalidade do mesmo decidiu investigar o automóvel.

O humorista assegurou à Fica Frio que a questão seria solucionada e “correu” atrás de quem lhe tinha vendido o Porsche, exigindo que a European Collectibles resolvesse o problema directamente com o actual proprietário do automóvel. Orin Snyder, advogado de Sneinfeld, afirma que este “não tem qualquer responsabilidade no assunto”. Todavia Jerry Seinfeld decidiu “avançar com a acção judicial para responsabilizar a European Collectibles pela sua certificação de autenticidade e assim permitir que o tribunal determine o resultado justo.”

O processo movido por Seinfeld acusa a European Collectibles de vender automóveis cuja autenticidade é questionável no passado e procura especificamente “revelar até que ponto a European Collectibles leva a cabo práticas fraudulentas relacionadas com o restauro e venda de automóveis clássicos”.

Caso se venha a comprovar que o Porsche que está no centro desta polémica é falso, as repercussões que o caso terá no mercado de automóveis de colecção podem ser enormes. A autenticidade de todos os automóveis tidos como originais pela European Collectibles, Seinfeld ou a leiloeira Gooding & Co. poderá ser questionada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.