O Lancia Delta, nas suas várias versões, dominou o mundo dos desportos motorizados desde o final dos anos 80 até ao início dos anos 90, conquistando seis títulos mundiais de construtores, quatro títulos de pilotos e mais de 40 vitórias individuais, confirmando a sua posição como o carro de ralis mais vitorioso de todos os tempos. Também graças ao Delta, a Lancia continua a ser a marca mais coroada de sempre nos ralis, com quinze Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Construtores de Resistência, uma 1000 Miglia, duas Targa Florio e uma Carrera Panamericana.
Miki Biasion é uma figura importante na história dos desportos motorizados da Lancia, graças às suas vitórias consecutivas nos Campeonatos do Mundo de 1988 e 1989 com o Delta da equipa Martini Racing.
O Lancia Delta é um dos automóveis mais emblemáticos da história da marca, incluindo do ponto de vista do design. Os seus elementos essenciais entraram no inconsciente colectivo e orientaram o design dos futuros automóveis da Lancia: as suas formas primárias brutais e eficientes e as geometrias radicais são ambas parte da história do design da marca.
Este processo comprova mais uma vez a importância da certificação de veículos de interesse histórico, na preservação de um património não apenas técnico e desportivo, mas também cultural, artístico, social e, naturalmente, histórico.