McLaren F1 LM Specification vai a leilão por 23 milhões de dólares

28/07/2019

O McLaren F1 continua a ser o automóvel com motor a combustão interna e naturalmente aspirado mais rápido de sempre, atingindo a barreira dos 386 km/h, sendo o resultado da visão de Gordon Murray, criando o topo dos automóveis analógicos.

Dos 106 exemplares construídos, sete são protótipos, 28 são F1 GTR, cinco são F1 LM e dois F1 GT, restando 64 exemplares ditos “normais”. Os primeiros F1 LM foram construídos para celebrar o sucesso da McLaren nas 24h de Le Mans de 1995, daí o LM, onde obtiveram o primeiro, terceiro, quarto, quinto e décimo terceiro lugar. Os cinco exemplares construídos herdaram algumas tecnologias utilizadas nos F1 GTR de competição, para se tornarem mais potentes.

O exemplar que agora vai a leilão, com o chassis 018, foi entregue ao seu proprietário em 1994, como um dos 64 modelos ditos “normais” do F1, pintado em Midnight Pearl Blue, contrastando com o interior em preto. Até que em 2000, o automóvel foi vendido e o segundo proprietário levou-o à fábrica, para ser transformado para as especificações LM. Tal como os cinco LM originais, o motor V12 de 6.1L foi melhorado, para obter os 680 cv, além de adicionadas entradas de ar frontais e as jantes do F1 GTR. Mas foram feitas outras alterações, tais como um radiador para a caixa de velocidades, mais dois radiadores para o motor e um sistema de escape modificado.

Para além deste exemplar, outro F1 foi convertido para LM, levando a McLaren a designar estes modelos de F1 LM Specification. Estes dois exemplares diferem dos cinco LM originais no kit aerodinâmico HDK, que altera o nariz do automóvel, adiciona saídas de ar nos guarda-lamas da frente e o spoiler traseiro gigante, tudo isto para criar ainda mais força descendente que os F1 LM.

Os dois exemplares convertidos mantinham o interior mais confortável, ao contrário dos LM que estavam focados no essencial. Posteriormente, este exemplar recebeu melhorias no interior, com um rádio mais moderno e um ar condicionado melhor, para além da cor interior, que é agora uma mistura de bege e castanho. A cor exterior também foi alterada para Platinum Silver Metallic. Para além das alterações mencionadas, foi ainda adicionadas luzes de xénon.

Até à data somente percorreu 21.439 quilómetros, em 25 anos de existência, tendo sido sempre mantido pela divisão MSO da McLaren. Para Harold Dermott, responsável pelo programa de manutenção do McLaren F1, este exemplar é dos F1 de estrada mais evoluídos de todos, pois incorpora o que de melhor existe.

O McLaren F1 LM Specification será oferecido em leilão pela RM Sotheby’s, em Monterey, a 16 de Agosto. A leiloeira estima que o valor da venda se fixe entre os 20 e os 23 milhões de dólares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.