Publicidade Continue a leitura a seguir

O mítico Alfa Romeo 6C está de regresso

Uma projecção do que poderá ser o novo Alfa Romeo 6C
Uma projecção do que poderá ser o novo Alfa Romeo 6C
O 6C 1500 Sport, de 1928, foi o primeiro Alfa Romeo com motor de dupla árvore de cames
As carroçarias mais desportivas eram designadas Super Sport, como este exemplar de 1928
Mas os 6C também podiam ter carroçarias muito elegantes
Este Cabriolet é um exemplo de uma carroçaria distinta
Vocacionados para uma utilização de turismo, os 6C faziam parte da elite automóvel
O 6C 1750 chegou em 1929
Este exemplar tem carroçaria Spider Zagato e era um automóvel de competição para a estrada
Os 6C 1750 dominaram provas míticas, como as Mille Miglia em Itália
Mas também venceram em Vila Real, como aqui com Roberto Sameiro
Durante os anos 30, os motores e as carroçarias foram aumentando. Este é um 6C 2300 MM
Alfa Romeo 6C 2300B coupe de 1938
Alfa Romeo 6C 2300B Mille Miglia de 1939
Alfa Romeo 6C 2300 Villa d’Este de 1947
Magnífico 6C Cabriolet
Depois da II Guerra, os 6C continuaram a ser automóveis de competição, como este 6C Competizione
Alfa Romeo 6C Villa d’Este de 1949
Bonito exemplar com carroçaria Touring
Muitos destes automóveis eram exemplares únicos
As carroçarias eram feitas à mão
Os motores chegaram aos 2,5 litros de capacidade
Os motores chegaram aos 2,5 litros de capacidade
A designação 6C ressurgiu em 1982, no Sprint 6C
Este projecto foi desenvolvido para homologação em Grupo B, mas não vingou
Em 2013 surgiu este Alfa Romeo 6C do século XXI, assinado por dois jovens estudantes de design

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Alfa Romeo prepara-se para recuperar um dos modelos mais consagrados da sua história.

O Alfa Romeo 6C surgiu pela primeira vez em 1925 e, através de diversas evoluções, manteve-se em produção até 1954.

Em 1928, o 6C 1500 Sport tornou-se o primeiro Alfa Romeo com dupla árvore de games, uma característica intrínseca da sua história desde então.

Graças à sua qualidade e avanço tecnológico, os Alfa Romeo 6C notabilizaram-se em competição, vencendo por diversas vezes provas como as Mille Miglia, mas também corridas nos mais prestigiados circuitos, como Brooklands, Spa Francorchamps, Vila Real, entre outros.

O tamanho dos motores foi evoluindo até aos três litros de capacidade, até finalmente o 6C ser substituído pelo 1900, no início dos anos 50, deixando para a história um legado que nunca foi superado.

A referência 6C apareceu brevemente em 1982, associada ao projecto Sprint 6C, um modelo desenvolvido para participar no campeonato de ralis de Grupo B.

Agora que a marca italiana renovou a sua gama com o Giulia e o Stelvio, tudo parece indicar que será a vez de surgir um coupé de prestígio e mesmo um cabriolet, que poderão recuperar esta designação mítica.

Segundo um rumor iniciado por uma empresa que tem trabalhado com a Alfa Romeo no desenvolvimento dos novos modelos, o novo 6C terá um motor V6 e concorrerá com modelos de outras marcas de prestígio, como a Jaguar ou a Porsche.

Ainda segundo a mesma fonte, o novo Alfa Romeo 6C será apresentado até 2020.