Museu do Caramulo certifica VW Carocha da PSP como veículo de interesse histórico

26/05/2022

O Volkswagen Carocha, modelo Limousine Luxo, que esteve em exibição na 28.ª edição da Automobilia de Aveiro, o maior e mais antigo certame de Portugal dedicado ao coleccionismo dos transportes rodoviários, promovido pelo Clube Aveirense de Automóveis Antigos (CAAA), foi certificado como Veículo de Interesse Histórico.

A viatura foi registada como propriedade do Comando Geral da Polícia de Segurança Pública (actual Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública). Esteve ao serviço no Comando de Polícia da Guarda e, após ter sido reconhecido pelo seu valor histórico, foi designada “Viatura Museu”.

A 10 de maio de 1995, foi transferida para as Oficinas Centrais de Material Auto (OCMA), da Polícia Segurança Pública, e, desde essa data, tem participado em inúmeros eventos públicos, nomeadamente, provas desportivas, exposições e desfiles de veículos clássicos organizados por entidades públicas e privadas.

O Museu do Caramulo foi a entidade que procedeu à certificação do veículo. Este Volkswagen Carocha tornou-se, assim, a primeira viatura da PSP a obter a certificação de Veículo de Interesse Histórico.

No Museu do Caramulo, o Agente Pedro Gonçalves, fez as honras da casa e colocou, com enorme satisfação, o respetivo dístico no para-brisas do veículo.