Nissan 126X, o futuro dos superdesportivos da marca nipónica em 1970

06/02/2022

O Nissan 126X é um protótipo construído em 1970 e apresentado no Salão de Tokyo do mesmo ano. Tal como muitos protótipos da época apresenta um design em cunha e bastante angular, com portas de abertura em “asa de gaivota” para aceder ao interior do veículo.

Uma funcionalidade única é que está equipado com uma tira de luzes na frente e nas laterais traseiras, com três lâmpadas vermelhas, duas amarelas e cinco verdes, que acendem consoante está a travar, em velocidade constante ou a acelerar, respectivamente. Isto serviria para avisar os pedestres do que o condutor estava a fazer. Apesar do seu aspecto, o 126X pode transportar quatro pessoas.

O motor que faz mover o 126X é um Nissan L-Series com uma árvore de cames à cabeça, de 3.0 litros de cilindrada e seis cilindros em linha, debitando cerca de 180 cv. O motor está montado transversalmente na traseira, fazendo mover as quatro rodas.

Somente um exemplar foi construído e ainda hoje existe, tendo sido utilizado pela última vez numa exposição da Nissan Design em Tokyo.