O desportivo Suzuki com motor de um motociclo

12/06/2019

O Suzuki Hayabusa Sport Prototype, também conhecido como HSP 1300, é um protótipo de um automóvel desportivo de dois lugares, com base na Fórmula Suzuki Hayabusa, onde correm monolugares com motores da moto que dá nome ao campeonato, desenvolvido em 2002 pela Suzuki Sport. A Suzuki queria desenvolver um automóvel super leve, com distribuição de peso ideal de 50/50, com baixo centro de gravidade, pouca massa não suspensa, distância entre eixos curta e baixo arrasto aerodinâmico. Este automóvel utiliza várias peças genuínas do catálogo da Suzuki para ser mais barato, excluindo o diferencial traseiro e as suspensões.

A Suzuki Sport desenvolveu uma estrutura em aço para o chassis e painéis em alumínio onde, posteriormente, foi colocado o motor da Suzuki GSX-R 1300R Hayabusa na frente numa posição central. A carroçaria é feita em FRP reforçada a fibra de carbono, com portas “asa de gaivota”, de modo a ser mais fácil entrar no habitáculo. O design foi feito com base em vários testes em túnel de vento na Suzuki Sport, para ter a melhor aerodinâmica possível, tendo obtido um Cx de 0.29. Além disso, através do fundo plano, este automóvel consegue ter efeito solo. Para ter um centro de gravidade baixo, a Suzuki instalou um sistema de escape que passa entre a carroçaria e o chassis de alumínio, saindo centralmente na traseira.

O motor de quatro cilindros em linha é um Suzuki W701 de 1.3L (1299cc) de cilindrada, com 16 válvulas, cabeça DOHC, que debita 175 cv às 9800 rpm e 138 Nm às 7000 rpm. O motor tem uma taxa de compressão de 11:1 e atinge o máximo de 11000 rpm. A potência do motor é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de seis velocidades sequencial. Alcança uma velocidade máxima de 270 km/h e chega aos 100 km/h em 3seg. Está equipado com pneus 215/45 ZR 17. Tem uma distância entre eixos de 2200 mm, um comprimento de 3790 mm, uma largura de 1760 mm e uma altura de 1100 mm.

O baixo peso, de 550 kg, ajuda a ter uma condução e performance semelhante a uma mota. A Suzuki preocupou-se com a segurança dos ocupantes e simulou vários testes de impacto para uma maior segurança de toda a estrutura. Apesar de todo o investimento, este modelo não passou de protótipo, não se sabendo quantos exemplares foram construídos.

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