O mais rápido Alfa Romeo Spider de estrada do mundo vendido por mais de 88 mil euros

08/10/2021

A primeira geração do Alfa Romeo Spider, esteve em produção de 1966 até 1993, ao longo de quatro séries. Com base no Alfa Romeo Giulia Series 105, a primeira série do Spider, conhecida por Duetto, foi desenhada e construída na Pininfarina, sendo o último projecto onde o fundador da carrozzeria, Battista “Pinin” Farina, estaria envolvido.

Em 1970 é lançada a segunda série, com uma remodelação completa na traseira, passando a ser conhecido por Coda Tronca. E foi com base num exemplar desta série de 1977, que necessitava de um grande restauro, que os britânicos da Alfaholics, especialistas em restomods com base nos Alfa Romeo, criaram este Spider, sem desvirtuar o conceito original.

O proprietário do Alfa Romeo Spider já o tinha na sua posse há vários anos até que, em 2011, decidiu contactar a Alfaholics, para iniciar um projecto de restauro para melhorar o automóvel, com o objectivo de ser o Alfa Romeo Spider de estrada mais rápido do mundo.

Designado de Alfaholics Spider-R 007, este automóvel está equipado com um motor de quatro cilindros em linha Twin Spark de 2,0L de cilindrada e duas árvores de cames à cabeça. O motor recebeu algumas alterações, como reprogramação electrónica, válvulas maiores, árvores de cames alteradas, pistões forjados, uma borboleta de admissão melhorada, entre outras, para desenvolver 216cv. Acoplado ao motor, está uma caixa sequencial de seis velocidades e um diferencial autoblocante.

Toda a estrutura do Spider foi reforçada internamente, para reduzir a torção do chassis e assim ter uma melhor condução em pista ou em estradas mais sinuosas e, para colmatar este fantástico projecto, a carroçaria foi pintada na cor Bianco Nuvola. A suspensão foi melhorada, com coilovers e braços em alumínio Alfaholics GTA-R e a travagem recebeu o mesmo tratamento, com pinças de seis pistões na frente.

O interior também recebeu o mesmo tratamento que todo o resto do automóvel, com backets em pele Ruby, com os bancos traseiros e quartelas a condizer. A zona superior das quartelas das portas e o tablier foram forrados a alcântara. Em 2014, recebeu um painel de instrumentos digital da Race Technology.

No passado dia 15 de Setembro, este Alfa Romeo Spider, um exemplar único foi a leilão pela Collecting Cars, sendo arrebatado por 75.500 libras, cerca de 88.471 euros.