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O SEAT 600 está de volta

O SEAT 600 foi um automóvel essencial para a mobilidade em Espanha
Pequeno, fiável e muito prático, o 600 era o favorito das condutoras espanholas
As portas a abrir ao contrário eram uma das características do 600 e do 600D
Produziram-se mais de 780 000 unidades do SEAT 600
As portas a abrir de forma convencional chegaram com o 600E de 1969
O 600 BMS vai ser mais ou menos assim
O SEAT 800 é bem diferente do seu irmão com duas portas
A forma de produção era artesanal e o 800 tinha mais 18 centímetros de comprimento
Estima-se que se produziram 18 200 unidades do 800,
O Roadster Serra é uma das variantes mais bonitas do SEAT 600

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Para comemorar os 60 anos do lançamento do sem modelo mais irónico, que permitiu finalmente a democratização do automóvel em Espanha, a marca espanhola vai apresentar em breve o 600 BMS.

Trata-se de uma recriação fiel do 600D, com carroçaria semi-descapotável, graças ao tecto de lona que recolhe para trás. O protótipo será apresentado no próximo salão Automobile Barcelona, que decorre entre 13 e 21 deste mês.

A SEAT respeitou tanto quanto possível as características do modelo original, com os carismáticos faróis redondos de aro cromado, portas que abrem ao contrário (chamadas de suicída ou mal-educadas, por exporem as pernas das senhoras…) e até tampões de roda cromados e pneus de faixa branca.

O SEAT 600 foi lançado em 1957 e produzido até 1973, na fábrica da SEAT em Barcelona, em quatro versões diferentes, que acompanharam a evolução do Fiat 600: 600 (21,5 cavalos), 600D (25 cavalos), 600E (faróis maiores e portas de abertura convencional) e 600L (29 cavalos).

Este pequeno automóvel permitiu a muitas famílias espanholas ter o seu próprio automóvel e recebeu alcunhas carinhosas, como “Pelotilla” ou “Seílla”.

Uma das suas variantes mais curiosas foi o SEAT 800, um 600 com carroçaria mais longa e quatro portas, produzido entre 1963 e 1967.

Todavia, nem só de modelos utilitários se fez a história do SEAT 600, com um belo descapotável de linhas desportivas da autoria do carroçador espanhol Serra, para além de diversas outras versões utilitárias, para transporte de mercadorias ou para utilização de lazer, como o 600 Playera.

Segundo as informações divulgadas agora, a SEAT não prevê a comercialização deste 600 BMS, que será apenas uma forma original de homenagear o papel do pequeno e simpático automóvel na história da mobilidade no país vizinho e na sua indústria.

Adelino Dinis/Jornal dos Clássicos