E se a Porsche sempre foi uma marca de sonho, este 930 cedo entrou no imaginário, com os preparadores a agarrar no “molde 930” e introduzir-lhe diferentes modificações, como foi o caso do “slantnose” (o qual inspiraria a Porsche a fazer a sua própria versão oficial) e de outros automóveis, como este “935”.
E este “935” está entre aspas, pois não é um genuíno 935 (embora fosse inscrito como tal – à semelhança de outros mais, diga-se – nas provas em que participava), mas sim um 930 transformado pelos irmãos Alméras (Frères Héraultais Alméras), com base em componentes de outras versões e modelos, empregues aqui para aprimorar as virtudes da genética Porsche.
Com efeito, os irmãos Jean-Marie e Jacques Alméras celebrizaram-se não apenas pela sua paixão pelo desporto automóvel, mas igualmente e pela capacidade de engenharia de conceberem máquinas de competição Porsche extremamente eficazes.
Sendo produções caseiras (os irmãos Alméras trabalharam nestes automóveis no seu atelier em Saint-Jean-de-Védas, na periferia de Montpellier), estas derivações surpreenderam pelo seu poderio nos circuitos e ralis onde entravam, incluindo provas de nomeada como o Rali de Monte Carlo.
Este exemplar “935” é, assim, contemporâneo do 935 autêntico, esse sim um carro de corrida de fábrica desenvolvido a partir do Porsche 911 Turbo e preparado para as regras do Grupo 5 da FIA e que triunfou em 1979, nas 24 Horas de Le Mans.Com efeito, com o advento do Grupo 5 “Silhueta”, abriu-se um novo capítulo em termos de criatividade, visto o regulamento permitir uma grande criatividade aos preparadores. Desse modo, a partir de 1977, os dois irmãos começaram a alinhar também com um Porsche de Grupo 5 a par dos habituais Carrera RSR e 934 Turbo de Grupo 4.
Mas a concorrência no Europeu de Montanha era muito forte e, para manter a supremacia, os irmãos Alméras desenvolveram uma nova versão, de formas inspiradas no Porsche 935/77 oficial, mas com recurso apenas à produção doméstica.
O resultado foi este Porsche 935 A4 “Silhouette Alméras”, um Grupo 5 derivado do 911, com o chassis que aproveitava em parte a carroçaria monobloco do 911, mas agora com uma estrutura tubular traseira para aumentar a rigidez e a ligeireza do conjunto.
O motor usado habitualmente era o bloco do Carrera RSR mas com a cilindrada elevada para 3,5 litros e capaz de debitar potências na ordem dos 380 cv, o que, a par da caixacurta (com a velocidade máxima a rondar 180 km/h) e os cerca de 900 kg de peso, permitiam acelerações inigualáveis entre os restantes participantes do Grupo 5 no Europeu de Montanha.
Em Portugal, esta versão também ficou conhecida, não só pelo triunfo absoluto de Jean-Marie Alméras na Rampa da Serra da Estrela de 1978, como pela utilização de um destes automóveis por Robert Giannone, com o qual venceu os circuitos de Vila do Conde e Vila Real de 1981.
O chassis que esteve na base da construção deste modelo foi o #9114102790 construído originalmente como 911 2.7, no ano de 1974.
Este e outros modelos icónicos da Porsche fizeram parte da exposição temporária “Porsche: 70 anos de evolução”, que esteve patente no Museu do Caramulo de 24 Junho a 24 de Novembro de 2018.
Veja a galeria em baixo com algumas das melhores imagens do Porsche 935 A4 “Silhouette Alméras”.