Protótipo do Porsche 959 Sport encontra-se à venda

30/11/2022

O Porsche 959 foi o hipercarro da Porsche nos anos 80, primeiro desenvolvido para o Grupo B e depois como uma montra tecnológica da marca. O seu desenho esteve a cargo de Helmuth Bott, tendo como ponto de partida o icónico 911, mas aqui com um ar muito mais “musculado”.

Quando foi lançado no mercado em 1986 era o automóvel de produção mais rápido do mundo, atingindo os 317 km/h de velocidade máxima, com algumas versões capazes de chegar aos cerca de 340 km/h. Isto era resultado do seu motor de seis cilindros boxer de 2,8 litros de cilindrada e sistema Twin-turbo, capaz de desenvolver 450cv e 500Nm de binário máximo. A potência é enviada para as quatro rodas através de uma caixa de seis velocidades manuais.

A Porsche chegou a tentar introduzir o 959 no mercado norte americano, e para isso produziu a versão 959 S ou também conhecida como 959 Sport. Deste modo a Porsche poderia vender os automóveis como prontos para competição, para não ter que passar pelo moroso processo de homologação. No entanto, isso não foi possível e a EPA decretou que a Porsche teria que destruir todos os exemplares, o que não aconteceu. No total, apenas foram construídos 29 automóveis desta versão.

Os 959 S têm bancos diferentes, de modo a passar os arneses dos cintos, não têm bancos traseiros, o volante é diferente e tem incorporado um S, uma rollbar estufada a pele e está equipado com suspensão com ajuste de altura através de rosca e não a ar. Por outro lado, e para poupar no peso, não tem fecho central nem ar condicionado. O motor recebe turbos maiores, com a potência a subir para os 515cv.

Para o desenvolvimento do 959 a Porsche produziu 12 protótipos com designação F e seguidos de números, entres eles três para a versão 959 Sport. Nesses três protótipos encontramos o F9 que é o automóvel presente neste artigo. Pintado na cor Graphite Metallic este protótipo terá sido dos últimos já que encontra-se muito próximo dos modelos que foram colocados à venda.

No entanto, existem vários detalhes que nos indicam que estamos na presença de um automóvel protótipo, como é exempla o spoiler traseiro com imperfeições, claramente foi produzido à mão, além das ponteiras de escape que estão “para baixo”, cavas das rodas sem protecção e não tem sistema de enxaguamento dos faróis.

O interior também se encontram pormenores únicos como os botões para o ajuste da suspensão a ar e do ar condicionado, que não funcionam visto que o modelo Sport não está equipado com estes sistemas. No entanto, tem uma alavanca na coluna de direcção que diz “4WD”, que controla o diferencial adaptativo, algo que os modelos de produção não têm.

O F9 foi produzido com o intuito de testar a caixa de seis velocidades ao limite, percorrendo vários quilómetros na pista de Nardo, assim como testes de inverno na Suécia. Depois de utilizado nos testes, este protótipo foi oferecido a Vasek Polak em 1988, o distribuidor da Porsche Audi nos EUA, que o levou até à Matsuda Collection, no Japão, onde ficaria exposto. Após a morte de Polak, este foi leiloado e adquirido pelo piloto italiano Mauro Bompani.

Passou por outros coleccionadores até chegar à Girardo & Co onde permanece hoje e encontra-se à venda, sem ser conhecido o seu valor. Mantém ainda a sua matrícula original registada pela Porsche-Weissach.