Hopwood era um visionário, que projectara a Dominator logo no pós-guerra, até 1948, quando trabalhava para a Norton. Frequentemente castrado nas suas ideias avançadas por gestores incompetentes e sem visão, que preferiam poupar dinheiro mantendo os mesmo modelos obsoletos em produção, acabou desiludido com os sucessivos erros que levaram ao então quase desaparecimento da maior indústria mundial.
Já Hele, que com ele transitou para a BSA em 1949, desenhando pouco depois, em 1950, a BSA MC1, uma moto de pista de 250 cc, como resposta às bicilíndricas da Moto Guzzi, era um engenheiro consumado. Projectista, desenhador e não raro piloto de testes também, Hele tinha um faro certeiro para o que funcionava em termos de soluções técnicas, quer a nível de motor, quer de chassis, muito antes de a informática dar a possibilidade de testar soluções antes de fabricar protótipos.
Tal como na Yamaha, o amortecedor está situado horizontalmente sob o banco e o depósito, e é actuado por dois tirantes que servem como reforço ao braço oscilante…
Avançado para os anos setenta, avançadíssimo para 1952.