Porém, o caso pode facilmente mudar de figura quando passamos a fronteira e nos deparamos com novas realidades, algumas, bem diferentes das nossas. Aí, rapidamente tomamos consciência que podemos não saber algo tão simples como o limite de velocidade ou a velocidade recomendada em determinadas zonas. Podemos mesmo abrandar para não prevaricar numa situação em que na realidade poderíamos ir bem mais depressa, ou o contrário.
Dúvidas que, na maioria das vezes, só nos apercebemos que podemos ter quando nos encontramos numa situação em que precisamos de respostas, e não as vemos. É um facto que com as tecnologias de hoje, cada vez mais os carros vêm munidos com equipamentos que rapidamente nos esclarecem, se atualizam em tempo real e suavizam instantaneamente aquilo que há anos atrás poderia revelar-se uma dificuldade, mas nem todos os têm.
Tecnologias à parte, o facto é que os países são diferentes. Por isso, é também natural que os limites de velocidade oscilem Europa fora. Daí que, e com base nos dados de 31 países disponibilizados pela Comissão Europeia para a Segurança rodoviária, aqui ficam os diferentes limites de velocidade* europeus.
Áustria
Estradas urbanas – 50km/h
Estradas não urbanas – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
AlemanhaEstradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
recomendado
Estradas urbanas – 50 km/h
Zonas residenciais – 20 km/h
Na proximidade de escolas ou ruas onde os ciclistas têm a prioridade – 30 km/h
Fora das aglomerações na Região Flamenga. Estradas com, pelo menos, duas vias em cada sentido separadas por marcações rodoviárias e outras vias públicas – 70 km/h
Autoestradas e estradas com, pelo menos, duas vias em cada sentido não separadas por marcações rodoviárias – 120 km/h
Bulgária
Estradas urbanas – 50km/h
Estradas não urbanas – 90km/h
Chipre
Zonas pedonais – 30 km/h
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100 km/h
Croácia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Dinamarca
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Eslováquia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
90 km/h em zonas urbanas
Eslovénia
Estradas urbanas 50 km/H
30 km/h – em zonas com limites de velocidade
10 km/h – em zonas pedonais abertas à circulação
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
Espanha
Vias urbanas – 50 km/h
40 km/h em caso de transporte de mercadorias perigosas
Vias não urbanas sem berma/com berma estreita (<1,5 m) – 70/100 km/h
90 km/h para automóveis de passageiros
80 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos
70 km/h para furgonetas e camiões ligeiros
70 km/h para automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque
Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é reduzida em 10 km/h.
80/100 km/h ou 90 km/h para automóveis de passageiros 80 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos 70 km/h para furgonetas e camiões ligeiros 70 km/h para automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é reduzida em 10 km/h.
100 km/h para automóveis de passageiros
90 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos
80 km/h para furgonetas e camiões ligeiros
80 km/h automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque
Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é de menos 10 km/h.
Autoestradas/vias rápidas 90/120 km/h
120 km/h para automóveis de passageiros
100 km/h para furgonetas ligeiras (transformadas a partir de automóveis de passageiros) e veículos para fins múltiplos
90 km/h para furgonetas e camiões ligeiros
90 km/h automóveis de passageiros e furgonetas ligeiras com reboque até 750 kg (categoria 01)
Em caso de transporte de mercadorias perigosas, a velocidade máxima para cada categoria de veículo é reduzida em 10 km/h.
Estónia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 90 km/h
No verão: 110 km/h em estradas com duas faixas de rodagem
Finlândia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas
Limites indicados mediante sinais de trânsito (80 km/h, 100 km/h, 120 km/h)
Furgonetas 80 km/h ou 100 km/h
França
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas 90 km/h
80 km/h Com chuva/piso molhado
50 km/h se a visibilidade for inferior a 50 m
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
100 km/h Com chuva/piso molhado
50 km/h se a visibilidade for inferior a 50 m
Grécia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
Holanda
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 90 km/h
Hungria
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 110/130 km/h
Irlanda
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80/100 km/h
Autoestradas/vias rápidas 120 km/h
Itália
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas 130 km/h
Letónia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Liechtenstein
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas
Esta categoria de vias não existe no Liechtenstein
Lituânia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 70/90 km/h
Estradas asfaltadas ou de betão – 90 km/h
Outras estradas – 70 km/h
Condutores com menos de dois anos de experiência de condução – 70 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100/130 km/h
Automóveis de passageiros – Autoestradas: 130 km/h de 1 de abril a 31 de outubro; 110 km/h de 1 de novembro a 31 de março
Automóveis de passageiros – Vias rápidas: 120 km/h de 1 de abril a 31 de outubro; 110 km/h de 1 de novembro a 31 de março
Furgonetas – Autoestradas: 110 km/h
Furgonetas – Vias rápidas: 100 km/h
Condutores com menos de dois anos de experiência de condução – até 90 km/h
Luxemburgo
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
110 km/h com chuva.
Malta
Estradas urbanas – 50 km/h
Automóveis de passageiros
Estradas não urbanas – 80 km/h
Automóveis de passageiros
Autoestradas/vias rápidas – 80 km/h
Automóveis de passageiros
Estradas urbanas – 40 km/h
Furgonetas
Estradas não urbanas – 60 km/h
Furgonetas
Autoestradas/vias rápidas – 60 km/h
Furgonetas
Noruega
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas 100 km/h
Polónia
Estradas urbanas – 50/60 km/h
50 km/h (5h00 – 23h00)
60 km/h (23h00 – 5h00)
Zonas residenciais – 20 km/h
Fora das localidades – 90 km/h
Vias rápidas com uma faixa de rodagem e estradas com duas faixas de rodagem de duas ou mais vias em cada sentido – 100 km/h
Autoestradas/vias rápidas com duas faixas de rodagem 120/140 km/h
Vias rápidas: 120 km/h
Autoestradas: 140 km/h; 100 km/h em estradas com uma faixa de rodagem (via rápida)
Portugal
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100/120 km/h
Reino Unido
Estradas urbanas – 48 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 96 km/h
República Checa
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90 km/h
Vias rápidas – 110 km/h
80 km/h nas localidades
Autoestradas – 130 km/h
80 km/h nas localidades
Roménia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 90/100 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 130 km/h
Suécia
Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 70 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 110 km/h
Suíça
26Estradas urbanas – 50 km/h
Estradas não urbanas – 80 km/h
Autoestradas/vias rápidas – 100/120 km/h
André Duarte
*Nota: os registos apresentados referem-se a automóveis de passageiros e furgonetas
Fonte: Comissão Europeia – Transportes/Segurança Ferroviária