A Mercedes-Benz Trucks mostrou na IFAT Munich deste ano, a principal feira mundial de gestão de água, esgotos, resíduos e matérias-primas, o eEconic, uma viatura elétrica pensada para ser usada pelos municípios.
O eEconic funciona como um chassis elétrico, em cima do qual poderão ser montadas carroçarias diferentes à medida das necessidades das autarquias.
Este camião de piso rebaixado tem um peso bruto admissível de 27 toneladas e dois motores elétricos, baseando-se no eActros para transporte de distribuição pesado.


As baterias do modelo de produção em série eEconic consistem em três conjuntos de baterias, cada uma com uma capacidade instalada de 112 kWh e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh. Com 200 km de autonomia, o camião elétrico pode cobrir a grande maioria das rotas típicas de recolha de resíduos em operação de turno único, beneficiando o conjunto também da recuperação da energia elétrica.
O sistema de informação instalado de série no eEconic fornece um fluxo contínuo de informações sobre o estado da carga, a autonomia restante e o consumo de energia atual e média em kWh por 100 km.Carregado até 160 kW
O camião pode ser carregado com até 160 kW: três baterias precisam de pouco mais de uma hora para carregar de 20 a 80 por cento numa estação de carregamento rápido CC padrão com corrente de carga de 400 A.
De acordo com o fabricante, o eEconic também está pronto para uso em condições severas de inverno, tendo sido extensivamente testado pela Mercedes-Benz Trucks no Círculo Polar Ártico, onde um veículo quase em produção funcionou de forma confiável mesmo em temperaturas ambientes tão baixas quanto -25 °C.
Os engenheiros avaliaram a gestão térmica do eEconic, usando várias estações de carregamento e também simulando uma rota de coleta de resíduos.
Desde maio de 2022, a FES Frankfurter Entsorgung (Gestão de Resíduos) e a Service GmbH já usam um eEconic de produção perto de Frankfurt am Main para a recolha de resíduos municipais. O modelo tem a vantagem de poder fazer o seu trabalho durante a noite sem incomodar os moradores, devido ao baixo ruído.
