10 Semanas, 10 Filmes com Motos: 7º Harley Davidson and the Marlboro Man

29/08/2022

Chegou às salas de cinema em 1991 e não recebeu críticas muito positivas. Vinha com dois grandes atores, em representação de dois ícones da cultura norte-americana (a marca Harley e símbolo Cowboy associado ao tabaco), a atravessar fases distintas das suas carreiras:

Mikey Rourke (Harley Davidson) que, ganhou muita popularidade com o escaldante Nove Semanas e Meia onde contracena com Kim Basinger, vinha de alguns filmes menos conseguidos como Wild Orchid e Don Johnson (Marlboro Man) que estava a tentar “desvincular-se” do papel de ator de televisão na série, muito apreciada também no nosso país, Miami Vice. Em Portugal o filme ficou conhecido por Harley Davidson e o Cowboy do Asfalto e marcou uma geração.

 

No filme surgem ainda outros atores, mais ou menos em início de carreira, casos de Chelsea Fild (no filme Virginia Slim) ou Daniel Baldwin (que representa a personagem Alexander). Destaque especial, ao nível da banda sonora, para a espetacular música dos Bon Jovi “Wanted Dear or Alive”. Só por estes minutos creio que o filme já vale a pena, mas avaliem vocês!!!

Harley Davidson e o Cowboy do Asfalto

Sob direção de Simon Wincer, o filme narra uma história que, sem ser nova, não deixa de ser interessante: dois amigos (Harley e Marlboro), em nome da amizade que os une, decidem ajudar um terceiro amigo que é dono de um bar que ambos costumam frequentar regularmente e que vai fechar porque o banco não quer renovar o empréstimo e pede uma fortuna. O plano, algo louco, de assaltar uma carrinha de valores é posto em marcha, mas algo corre mal, muito mal!

Afinal a carrinha não transportava dinheiro, mas algo mais valioso e perigoso: um carregamento de uma poderosa droga chamada Crystal Dream! Agora os dois amigos vão ter que sobreviver à perseguição implacável dos donos da droga, chefiados pelo temível Chance Wilder, que tudo vão fazer para a recuperar!

Ao longo do filme há momentos particularmente bem conseguidos e que vos vão fazer libertar ruidosas gargalhadas, cito alguns:

O momento em que o Cowboy dispara furiosamente sobre uma moto (uma infeliz Kawasaki KZ 1000) uma sucessão rápida de tiros, a ponto de a dita cair para o chão desamparada e quase desfeita. Hilariante, mas triste! Pobre moto! Não merecia tal sorte!

Outro momento divertido é quando Cowboy, montado na sua Harley, se coloca ao lado da polícia, também montada numa moto (Honda PC 800), “saca um grande cavalo” e vai um longo bocado em cima de uma roda só, lado, a lado. No final acaba detido pela mulher polícia e é “revistado” de uma forma algo erótica…

Outro momento mágico é quando os dois são perseguidos pelos “maus” e na cobertura de um edifício são “forçados” a atirar-se de uma altura enorme para dentro de uma piscina! As vezes que eu me imaginei a fazer isso no prédio onde morava um amigo que tinha uma piscina no piso térreo! Ele também jurava a pés juntos que ainda o ia fazer, mas felizmente não aconteceu!

Um último, é a célebre expressão de Harley e que afirma solenemente algo que ficou para a história e que continua a ter um fundo de verdade para muitos de nós, apesar de algum exagero associado: It’s better to be dead and cool than alive and uncool! Ou seja, mais vale estar morto, mas ter aproveitado que vivo e não ter gozado nada!