Baja Portalegre 500 | Uma 35ª edição histórica!

09/11/2021

Nem a chuva travou estes quase 400 concorrentes nesta competição extrema! Krzysztof Hołowczyc (Auto), António Maio (Moto), Luís Fernandes (Quad) e Gonçalo Guerreiro (SSV) venceram os grandes prémios; e os portugueses Alexandre e Pedro Ré (Categoria T4) e Bianchi Prata (Veteranos/Moto) levaram os títulos da Taça do Mundo FIA de Bajas Cross-Country. Uma edição histórica!

Sétima vitória de António Maio

António Maio (Yamaha WR450) torna-se assim o piloto mais bem-sucedido da Baja Portalegre 500 nas duas rodas, após a sétima vitória consecutiva. “Sair de Portalegre com uma vitória é sempre bom. Ser o piloto mais vitorioso nas Motos era um dos objetivos desta prova e da carreira. Já o perseguia há algum tempo e sabia que acabaria por se concretizar. Foi um final bastante intenso, mas graças à vantagem que ganhei na manhã de hoje (sábado), pude fazer a gestão correta na última parte”.

O pódio

André Sérgio (Yamaha WRF), apesar de duas quedas, assegurou o derradeiro lugar do pódio. O segundo classificado foi Gustavo Gaudêncio (Honda CRF450RX). O francês Neels Theric (KTM 450 EXC-F) e Salvador Vargas (Husqvarna FX) fecharam o grupo dos cinco primeiros classificados.

Luís Oliveira (o mais rápido da Especial de Qualificação) e Sebastian Bühler (que dominou o SS2), foram obrigados a desistir na segunda etapa. O português com problemas mecânicos e o luso alemão (vencedor das três últimas edições da Baja Portalegre 500) com danos na moto resultantes de uma queda.

Bian«uas costelas partidas.

Luís Fernandes vence nos quads

Entre os quads, o grande vencedor foi Luís Fernandes, numa Yamaha YFZ450R. “É fantástico ter ganho, com este ambiente, público e concorrência e só posso dizer que gostei imenso.”

Flávio Gonçalves (Yamaha 450 YFZ) terminou no derradeiro lugar do pódio, enquanto Filipe Martins (Yamaha YFZ450R) e Cláudio Fernandes (Yamaha YFZ450R) encerraram o grupo dos cinco primeiros.

Gonçalo Guerreiro vence pela primeira vez Baja Portalegre 500

Gonçalo Guerreiro (Can Am) foi o vencedor na estreia nos SSV. “Estou muito satisfeito, dei o máximo que podia e agradeço à equipa toda a confiança e apoio.”

Em segundo lugar, Alexandre Pinto (Can Am), que teve um furo que o impediu de chegar mais longe. Armindo Araújo (Can Am) assegurou o último lugar do pódio. Ricardo Domingues (Can Am) foi o quarto classificado, precedendo o vencedor da edição do ano passado, João Dias (Can Am).

Luís Rodrigues vence na Categoria Hobby & Promo

Raúl Carvalho (KTM 350) venceu esta categoria. Emanuel Léo (Kawasaki KX250F) ficou em segundo lugar, seguido de Gonçalo Leitão (KTM 500 EXC).

Mini Baja

A categoria Mini Baja contou com pilotos dos 10 aos 16 anos, e foi um verdadeiro sucesso! Com 73,5 km e duas especiais disputadas ao cronómetro, Vasco Severino (Yamaha YZF) venceu.

A categoria “Mini 2”, que contou com pilotos entre os 14 e os 15 anos, teve também como vencedor Vasco Severino, seguido de Nuno Barros (Yamaha YZ125), Martinho Pais (Yamaha YZ) e Lourenço Lebre (Yamaha YZ 125).

A categoria “Mini 1”, para pilotos dos 12 aos 13 anos, o grande vencedor foi Domingos Cunha (Yamaha YZ 85), seguido de Manuel Rosa (Yamaha YZ 85) e Bárbara Justino Nunes (KTM 85), a única presença feminina na prova.