“Billy” Bolt venceu Extreme XL Lagares

11/05/2021

Jornada inaugural do Campeonato do Mundo de Hard Enduro, pela primeira vez realizado sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo, a 16.ª Extrema XL Lagares viu-se obrigada a inesperada adaptação de última hora devido às diretrizes emanadas pela DGS, obrigando a completa alteração do programa.

Ainda assim, e mesmo sem poder utilizar o desafiante percurso delineado na Serra da Boneca, assistiu-se a um espetáculo interessante e muita competição. Joshua ‘Billy’ Bolt, campeão em título do Mundial de Super Enduro, foi o que melhor se adaptou ao novo figurino que contou com toda a parte competitiva cingida ao Parque de Manobras do Quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

O britânico da Husqvarna venceu as duas primeiras mangas da final sendo 2.º na derradeira sessão de 20 minutos mais uma volta ao traçado de dificuldades acrescidas pela chuva intensa da madrugada e manhã de domingo. “As luvas completamente encharcadas e enlameadas, impedindo agarrar bem o guiador” limitaram a atuação de Bolt na prova apoiada pela CFMOTO, acabando o triunfo parcial por pertencer ao alemão Manuel Lettenbichler (KTM) rumo ao 2.º posto final.

A completar o pódio da prova organizada pelo Extreme Clube de Llagares, veterano Graham Jarvis (Husqvarna) mostrou, aos 46 anos, rapidez suficiente para bater os bem mais jovens Wade Young e Alfredo Gomez.
Único português a conseguir um lugar entre os mais rápidos, Diogo Vieira (Gas Gas) terminou no 13.º posto depois de uma queda dentro de um lamaçal, na 2.ª manga, que ditou o abandono, impedindo assim a concretização do principal objetivo de terminar entre os 10 primeiros.