BMW Motorrad Eni Bicampeã Nacional de Velocidade

31/10/2020

Está terminada mais uma temporada de CNV Moto – Campeonato Nacional de Velocidade, novamente com os melhores resultados possíveis para a jovem equipa portuguesa, alcançando o segundo título nacional por equipas e entregando à BMW o título de marcas pelo segundo ano consecutivo.

Por seu lado, Ivo Lopes conquistou o primeiro tricampeonato na história da modalidade na categoria mais alta, Superbike, comprovando uma vez mais o seu talento, consistência e velocidade naturais.

O Circuito do Estoril foi palco do derradeiro acto da velocidade nacional em 2020, num fim-de-semana brindado com condições atmosféricas distintas, com sol e chuva a contemplarem cada dia de evento. As alterações climáticas vieram a alterar por completo as estratégias de todos os pilotos e equipas presentes em pista.

Ivo Lopes e a BMW S 1000 RR assinaram a última ‘pole-position’ da temporada na sessão de qualificação, ainda com o sol a aquecer o traçado cascalense.

Na primeira corrida, manteve-se a ausência de chuva e o piso seco, mas sem sol, o que originou uma queda acentuada das temperaturas, causando um esforço adicional aos pilotos. Ivo colocou-se na primeira posição desde o arranque, imprimindo um forte andamento volta após volta. Lutando contra o cronómetro, Lopes manteve a primeira posição durante toda a corrida, vencendo a corrida que o consagrou como Campeão Nacional de Velocidade na categoria Superbike, a 27.8 segundos do segundo classificado.

Foi novamente uma temporada marcada pelo brilhante desempenho do piloto e equipa em cada uma das 12 corridas no calendário de 2020. Foram sete as vitórias, acompanhadas de três ‘pole-positions’ em seis sessões de qualificação possíveis. Além do sucesso obtido em Portugal, o piloto da BMW Motorrad Eni venceu igualmente – e de maneira brilhante – o ESBK, Campeonato de Espanha de Superbike na categoria Open 1000, alinhando aos comandos da sua S 1000 RR, entregue aos cuidados da easyRace Team.

Mas, não foram só estes os motivos que fizeram toda a equipa sorrir! A vertente júnior da formação lisboeta, a BMW Motorrad Eni Junior Team, a competir na classe mais jovem da velocidade nacional, MIR Moto5, foi também campeã nacional por equipas, com Pedro Matos e Bárbara Magro a realizarem um grande ano de estreia, com muita aprendizagem e resultados de destaque. Uma aposta vital na formação e desenvolvimento de jovens promessas portuguesas na modalidade.

A BMW Motorrad Eni expressa os maiores agradecimentos a todos os patrocinadores e parceiros que permitiram a obtenção dos resultados possíveis nestas primeiras duas temporadas de vida, com inúmeras vitórias, ‘pole-positions’, pontos arrecadados e dois ‘tripletes’ em termos de títulos nacionais absolutos. Também, uma palavra de apreço a todos os adversários, sempre competitivos, fortes e motivados em alcançar os melhores resultados. Sem eles, nenhuma vitória teria o devido valor.