Brabus 1300 R: Estreia do preparador nas duas rodas esgota em dois minutos

15/02/2022

A Brabus juntou-se à KTM para a criação de uma série de motos mais exclusivas e a primeira está precisamente aqui e chama-se Brabus 1300 R.

De design arrojado e muito exclusivo, a Brabus 1300 R é desenvolvida a partir de uma KTM 1290 Super Duke R EVO.
Trata-se de uma edição limitada, disponível em duas cores exclusivas, Magma Red e Signatur Black, limitada a apenas 77 unidades de cada cor, todas elas devidamente identificadas com a respetiva placa numerada que atesta a sua exclusividade.

Há muitos componentes em fibra de carbono fabricados sob medida e uma série de recursos exclusivos do preparador alemão, dão ainda mais interesse ao motor V-twin de 1.301 cc que debita 180cv às 9.500 rpm e 140 Nm de binário às 8.000 rpm.

O desempenho do motor é potenciado por um sistema de escape de ponteira dupla, contribuindo para um arranque de 0 a 100km/h em apenas 3,2 s e um peso a seco de 194 kg. A tecnologia de suspensão semi-ativa WP transforma numa autêntica desportiva.

Conta com válvulas de solenoide de última geração, controladas eletronicamente, para um amortecimento variável que garante uma ampla gama de opções de ajuste, para um leque de utilizações que vai desde o máximo conforto na malha urbana, até uma configuração extremamente rígida para utilização em pista.

Além disso, este sistema de suspensão inteligente possui um modo automático que se ajusta instantaneamente às condições da estrada e ao tipo de utilização, permitindo ao motociclista concentrar-se apenas nas trajetórias.

O farol de LED que domina a frente, chama à atenção pelo seu design, enquanto as leves jantes forjadas Brabus Monoblock Z, desenvolvidas especificamente para este modelo, enfatizam a aparência e a apetência desportiva.

A travagem, que na frente conta com discos de travão de 320mm e pinças monobloco Brembo Stylema de quatro pistões e montagem radial, é assistida por um módulo ABS Bosch 9.1MP 2.0 com função cornering.

A BRABUS 1300 R só pôde ser adquirida unicamente online, a partir de 14 de fevereiro de 2022, por cerca de 40 mil euros, mas a KTM já anunciou que a produção das 154 motos já está reservada, o que demorou apenas 1m 55s a acontecer.