Salão de Milão: Nova Honda Fireblade com tecnologia de MotoGP

10/11/2023

Salão de Milão: A Honda CBR1000RR-R Fireblade dá um enorme passo em frente no desenvolvimento, com o seu motor de quatro cilindros em linha e 1000 cc, distribuição tipo semi-came e novas afinações no comando para dar acelerações ainda mais fortes a média rotação e alta potência a elevada rotação.

 

A cabeça do motor, a relação de compressão, o comando das válvulas e as molas, tudo foi revisto; a cambota e as bielas são agora mais leves e a caixa tem relações mais curtas. O sistema TBW de 2 motores oferece um controlo e uma sensação de alta precisão a baixa rotação, com mais efeito de travão-motor, se necessário.

O quadro de alumínio tipo diamante tem um carácter novo mais flexível, para melhorar a precisão da direção e também a tração. As especificações também incluem um braço oscilante derivado da RC213V-S, uma unidade IMU de seis eixos, um amortecedor de direção HESD com 3 níveis, uma forquilha Showa BFP de êmbolo grande e 43 mm de diâmetro, um monoamortecedor traseiro BFRC-Lite também Showa e pinças dianteiras Nissin de quatro êmbolos. As novas alhetas à frente criam uma força descendente sobre a moto, mas têm menos 10% de desvio (yaw) em curva.

A posição de condução também foi ajustada para dar um maior controlo por parte do condutor. O ecrã TFT a cores oferece um controlo intuitivo dos modos de condução e ajuste dos níveis de potência (P), efeito travão-motor (EB), sistema HSTC, sistema anti-cavalinho (W) e modo de arranque; todas as definições foram revistas para corresponder à nova entrega de potência e relações de caixa.

O ABS em curva inclui agora um modo RACE adicional. O sistema Honda Smart Key e os Piscas de Travagem de Emergência são o complemento final deste modelo.

Um pouco da história do modelo

Desde a introdução do modelo original em 1992, a icónica Honda Fireblade evoluiu para um fantástico modelo desportivo de 1000 cm³. Tem sido também a base de uma moto de corrida muito competitiva, em circuitos pequenos ao redor do mundo e nas estradas da prova de TT da Ilha de Man.

Mas o tempo – e a concorrência – não param e, em 2020, a Honda, olhando para o que a CBR1000RR Fireblade representava, lançou um modelo renovado e atualizado. E, como resultado, nasceram duas motos totalmente novas – a CBR1000RR-R Fireblade e a CBR1000RR-R Fireblade SP* – com forte envolvimento do HRC, dando assim continuidade à lenda da Fireblade.

Com uma forte inspiração da RC213V-S, o “modelo de MotoGP homologado para a estrada”, ao nível das tecnologias do motor e do chassis e com um caráter aerodinâmico retirado da moto de MotoGP RC213V, a nova Fireblade foi concebida desde o zero – em termos de motor, maneabilidade e aerodinâmica – para oferecer as melhores performances em pista.

O ano de 2022 assinalou os 30 anos da Fireblade, que viu serem introduzidas uma série de atualizações de pormenor no motor para aumentar a aceleração: as portas de admissão, a caixa do filtro do ar, os funis da caixa do filtro e a secção intermédia do escape foram todos revistos para dar ainda mais impulso a média rotação. A cremalheira da transmissão também subiu 3 dentes, tem agora 43, e o desempenho do sistema quickshifter foi melhorado. O famoso HSTC foi otimizado e oferece agora uma gestão mais refinada da tração atrás, e o que o condutor sente no acelerador também foi melhorado.

O ano de 2024 vê a curva de desenvolvimento da Fireblade avançar mais uma vez. As várias atualizações que foram feitas no motor e na caixa originaram um aumento substancial das performances a média rotação e também melhores respostas aos comandos do condutor sobre o acelerador; as alterações de pormenor feitas à posição de condução, com o objetivo de produzir uma moto vencedora logo à saída do stand, sem ter de lhe estar a fazer alterações e, ao mesmo tempo, elevar a experiência de condução em estrada aberta.

Está disponível toda uma gama completa de acessórios genuínos Honda para a CBR1000RR-R Fireblade de 2024, individualmente ou como parte dos packs “Carbon”, “Racing” ou “Comfort”.