SEAT testa Mó 125 contra a areia e a neve

13/04/2022

Neve, gelo, estradas molhadas, temperaturas negativas; areia, poeira, deserto, estradas não pavimentadas, calor sufocante. As paisagens que podem ser percorridas de mota são infinitas, bem como a sua diversidade dependendo do clima, do tempo ou das condições das estradas.

É por isso que, para garantir a melhor performance possível da scooter SEAT Mó 125 100% elétrica, a equipa de Qualidade e R&D colocou-a à prova em duas paisagens opostas, as montanhas de Baqueira Beret (Lleida) e o Deserto de Tabernas (Almería), em Espanha, com uma diferença de temperatura de 55ºC entre elas, tendo sido percorridos um total de 4.400 quilómetros.

Performance global. “Os testes de qualidade da SEAT Mó visam garantir que a scooter será capaz de oferecer potência, velocidade, aderência e alcance elétrico em qualquer situação” diz o Diretor Geral da SEAT Mó, Lucas Casanovas.

Foi por isso que a SEAT Mó 125 foi levada “até ao limite” em estradas e curvas, neve e areia, em pavimentos molhados e em terra batida, ao sol e à chuva, a acelerar e a travar. Durante os testes, os engenheiros verificaram a bateria, os componentes da mota, e asseguraram que a tração e a suspensão não eram comprometidas em circunstância alguma ou que os pneus não perdessem a sua aderência.

Também é vital garantir que o funcionamento totalmente elétrico da mota se mantenha consistente mesmo em climas dramaticamente diferentes, como as temperaturas mínimas de Inverno de -10ºC nos Pirenéus (Baqueira) ou os 45ºC de Verão no deserto árido de Almería.

A bateria tem de ser completamente selada e estanque para proteger os seus componentes elétricos de elementos externos nocivos, tais como pó e água. Por esta razão, scooter cumpre as normas internacionais IP67: “Isto significa que a bateria oferece proteção total contra o pó, e que a sua vedação consegue resistir perfeitamente ao ser submersa até um metro de água salina durante pelo menos 30 minutos sem se danificar” diz Lucas. “Uma moto é para ser desfrutada independentemente das condições meteorológicas ou rodoviárias, e com estes testes de qualidade confirmámos que a SEAT Mó 125 o consegue fazer”, conclui.