Suzuki V-Strom 800 DE venceu o Alpen Masters 2023, consagrando-se como a melhor moto do comparativo e trilhando o seu caminho, quem sabe, para vir a ser a moto do ano 2023.
A V-strom 800 DE repete assim o feito de 2005 conseguido pela V-Strom 650, que venceu este mesmo comparativo, tendo repetido a vitória em 2006.
Para além da vitória da V-Strom 800 DE, que substitui assim a Ducati Multistrada V4 S vencedora em 2021 e 2022, a Suzuki GSX-8S alcança também o 5º lugar do teste, assumindo-se como a melhor naked, comprovando a elevada qualidade e desempenho dos novos modelos da marca.
O Alpen Masters é um super comparativo de motos organizado anualmente pela prestigiada revista Motorrad (Alemanha), que coloca frente a frente as principais ofertas do mercado em várias categorias, ultrapassando uma série de exigentes testes e muito quilómetros de estrada.
16 motos em teste
A edição 2023, colocou frente a frente 16 motos agrupadas em 8 categorias:
- Sport Tourer
- – Moto Guzzi V100 Mandello S
- – Yamaha Tracer 9 GT+
- Nakeds Média Cilindrada
- – Suzuki GSX-8S
- – Honda CB 750 Hornet
- Moto Aventura Média Cilindrada Europa
- – Aprilia Tuareg 660
- – KTM 890 Adventure R
- Moto Aventura Média Cilindrada Japan
- – Suzuki V-Strom 800 DE
- – Honda XL 750 Transalp
- Clássicas Modernas
- – Ducati Scrambler Icon
- – Fantic Cabllero 700
- Power Naked
- – BMW M 1000 R
- – Ducati Streetfighter V4 S
- Moto Aventura XL
- – Ducati Multistrada V4 Rally
- – BMW R 1250 GS Adventure
- Moto Elétrica
- – Energica Experia
- – Zero DSR/X
Depois dos testes iniciais em que venceu a sua categoria com 379 pontos em 500, contra os 348 da sua concorrente, a V-Strom 800 DE enfrentou a bateria de testes finais acompanhada das restantes finalistas:
- – Energica Experia (8º lugar)
- – KTM 890 Adventure R (7º lugar)
- – BMW M 1000 R (6º lugar)
- – Suzuki GSX-8S (5º lugar)
- – BMW R 1250 GS Adventure (4º lugar)
- – Yamaha Tracer 9 GT + (3º lugar)
- – Ducati Multistrada V4 S (2º lugar)
Foi o seu constante equilíbrio e desempenho, assim como a sua versatilidade assinalável quer fora de estrada, quer em estrada aberta ou nas mais apertadas curvas do Stelvio Pass, que ditaram a preferência do júri num resultado de 8 para 1.
Alguns testemunhos
A Mutistrada continua a ser uma moto de referência, mas o Stelvio Pass com as suas curvas super apertadas, não é o seu campo de eleição. A V-Strom, pelo contrário, jogou aqui todos os trunfos. Incrivelmente divertida de conduzir e a um preço fantástico, alguém tem dúvidas – Eric
É inacreditável quão intuitiva é a condução da V-Strom. Para mim o pacote mais equilibrado do princípio ao fim. A Mutistrada continua a ser fantástica, mas aqui no Stelvio tem demasiado de tudo – Petr
A V-Strom simboliza o significado de “ouro”. A agilidade de uma moto divertida, combinada com a mobilidade de uma moto de enduro ligeira, com o conforto e utilidade de uma maxi enduro e a um preço competitivo… – Kristijan
Este motor é incrivelmente potente (Multistrada V 4 S) com a sua potência e desempenho – e o seu som único. Mas requer um elevado nível de experiência para ser aproveitado. É exatamente aqui que a V-Strom ganha. Montas na moto e já ganhaste! – Pepe