Herdeira do ADN incomparável das Speed Twin 900 e 1200, a nova Speed 400 junta-se agora à linha de maior êxito e de carácter mais desportivo dentro da gama Modern Classics da Triumph.
Da mesma forma, a Scrambler 400 X foi buscar inspiração ao design das Scrambler 900 e 1200, cuja inconfundível tradição off road remonta às primeiras Scrambler da Triumph dos anos 50.
Desenvolvidas desde o zero, com motor de um cilindro totalmente novo, estes dois modelos foram igualmente desenhados para oferecer uma condução divertida, ágil e que transmita confiança aos utilizadores de todas as idades e experiência.
A combinação de grande agilidade com tecnologia de última geração, grande cuidado com a qualidade dos acabamentos, especificações de grande nível, amplos intervalos entre manutenções e quatro anos de garantia de fábrica, reforçam o empenho da marca em aliar desempenho, design, qualidade e custos contidos, tão apreciados pela nova geração de motociclistas.

DESIGN ICÓNICO DAS NOVAS TRIUMPH
Concebidas e desenhadas em Hinckley (Reino Unido), estes dois novos modelos foram desenvolvidos com o mesmo cuidado e atenção aos acabamentos que caracteriza todos os modelos da marca. Nesse sentido, o design familiar, torna-as imediatamente reconhecíveis, com destaque para o seu depósito de combustível esculpido e ao perfil clássico do motor, cujo desenho evoca o mesmo nível de qualidade que as irmãs de maior cilindrada.
Os detalhes clássicos como as cabeças do motor com as características aletas e as abraçadeiras do coletor também únicas, combinam-se com soluções mais modernas tais como o desenho do sistema de escape com o silenciador inclinado para cima, os gráficos tradicionais dos modelos Triumph e a tecnologia devidamente camuflada, como é, por exemplo, o caso da refrigeração líquida.
Os acabamentos de alta qualidade e elegantes detalhes estendem-se às tampas do motor pretas com revestimento eletroestático, a robusta forquilha anodizada em dourado, o belo acabamento da pintura e o logótipo da marca sempre em destaque nos mais diversos componentes.
No que diz respeito a cores, a Speed 400 apresenta-se disponível com pintura bicolor, Carnival Red, Caspian Blue e Phantom Black, refletindo um carácter mais dinâmico.



Já no caso da Scrambler 400X, para reforçar e acentuar a atitude off road, destacam-se os detalhes como as proteções de farol, radiador e cárter, proteções de mãos, guiador com almofada central e para-lamas dianteiro maior.
Em termos de cores, a 400X estará disponível em três opções de cor: Matt Khaki Green com Fusion White, Carnival Red com Phantom Black e Phantom Black com Silver Ice.



NOVO MOTOR SÉRIE TR
É denominado assim para homenagear a histórica designação “Trophy” da Triumph, cujas raízes remontam às corridas das motos monocilindricas do início do século XX, em particular aos Seis Dias de Trial, este novo motor de um cilindro de 398 cc com injecção eletrónica e refrigeração líquida combina o estilo “Modern Classic” característico da Triumph com a engenharia de última geração, para oferecer um desempenho superior.Ao nível técnico, destaque para o cilindro com dupla árvore de cames à cabeça com quatro válvulas; cambota equilibrada para optimizar as inércias, especialmente na condução a baixa velocidade. A distribuição com recurso a balanceiros de massa reduzida com tratamento DLC reduz a fricção para que o motor suba mais rápida e facilmente de rotação e ofereça maior capacidade de tração.
A caixa de seis velocidades promete ser suave, precisa e bem escalonada, pensada para retirar o maior partido possível do binário.

CARACTERÍSTICAS CHAVE DO MOTOR
- 40 cv de potência e 37,5 Nm de binário;
- Monocilindro, refrigerado por líquido;
- Características tampas de motor pretas em revestimento eletroestático;
- Entrega de potência direta e com carácter;
- Som de escape encorpado e característico Triumph
- Caixa de seis velocidades
NOVAS TRIUMPH: FÁCEIS E ÁGEIS
Com uma ergonomia desenvolvida em torno de maior comodidade e controlo, as novas Speed 400 e a Scrambler 400 X beneficiam de um assento estreito na zona das pernas que, combinado com a altura do mesmo ao solo de apenas 790 mm e 835 mm, respetivamente e um peso contido de apenas 170 kg e 179 kg, garantem uma manobrabilidade segura a baixa velocidade e grande facilidade de utilização nas manobras com os pés no chão.
Cada modelo conta com uma ciclística específica, com novo quadro, sub-quadro aparafusado e braço-oscilante de alumínio fundido e suspensões com configurações adaptadas a cada utilização.
A Speed 400 conta com uma forquilha invertida de 43 mm e um monoamortecedor traseiro com depósito independente, além de jantes leves de 17”. Na frente, encontramos instalado um disco de 300 mm com pinça radial de quatro pistões, ao passo que a Scrambler 400 X, oferece maior distância entre eixos e maior curso de suspensões, com jante dianteira de 19” e um guiador mais largo para maior estabilidade e controlo nas superfícies mais soltas, além de oferecer uma postura de condução tipicamente Scrambler: mais direita e dominante. O disco de travão dianteiro é de maiores dimensões (320 mm).








TECNOLOGIA AO SERVIÇO DO UTILIZADOR
Para maior conforto, desempenho e segurança dos utilizadores, as novas Triumph Speed 400 e a Scrambler 400 X partilham então, a mais recente tecnologia focada na condução, com as devidas adaptações a cada modelo.
Dessa tecnologia fazem parte o acelerador eletrónico “Ride-by-wire”, controlo de tração (desconectável em ambos os modelos), ABS de dois canais com a possibilidade de ser desligado na Scrambler 400 X.
O painel de instrumentos, de estilo moderno, incorpora um velocímetro clássico e um mostrador LCD integrado que inclui indicação de velocidade digital, autonomia e um destacado indicador da mudança engrenada. O acesso às funcionalidades faz-se através de um botão colocado nos punhos e contamos com uma útil tomada USB-C.
Do equipamento de série faz ainda parte a iluminação totalmente em LED; tranca de direção; imobilizador anti-roubo e embraiagem deslizante!










Conforme é apanágio da marca inglesa, os acessórios não foram esquecidos e temos mais de 25 dedicados em exclusivo a estes novos modelos. No que diz respeito a preços, estes ainda não foram divulgados, sendo que chegarão ao nosso mercado apenas no princípio de 2024 (na Índia serão colocados à venda já no próximo mês de agosto), com 4 anos de garantia e intervalos de manutenção de 16 000 km.
