Sistema de segurança e geolocalização da IGLA chega a Portugal

26/10/2021

De acordo com a empresa GT Tronic, que está a trazer a marca IGLA para Portugal, este sistema antirroubo também está disponível para híbridos e elétricos, mantendo a garantia do veículo sem corte de cabos.

Criada no Porto em 1998 (inicialmente como Leatronic), a empresa GT Tronic, especialista em sistemas de segurança e geolocalização para veículos, passou a disponibilizar em todo o país o sistema de segurança antirroubo e geolocalização para automóveis da IGLA que – de acordo com a empresa – é “o mais pequeno e seguro do mundo”.

Para Konstantin Zapolnev, Diretor Técnico da IGLA, as grandes vantagens da gama IGLA estão no tamanho compacto dos equipamentos e no facto de serem praticamente indetetáveis: “Os dispositivos IGLA utilizam Bluetooth 5.0 e não emitem som nem vibração, pelo que não são detetáveis por nenhum equipamento externo, nem sequer as máquinas de diagnóstico das oficinas. São os mais pequenos do mercado, pelo que são muito fáceis de ocultar”, explicou Zapolnev.

Segundo a empresa, este sistema antirroubo também está disponível para híbridos e elétricos, mantendo a garantia do veículo sem corte de cabos.

“O roubo de veículos continua a aumentar em Portugal – um a cada hora segundo dados de 2020 – e os alarmes que vêm montados de fábrica simplesmente não estão preparados para dar resposta à maioria das situações”, salientou José Carlos Alves, diretor geral da GT Tronic, representante exclusivo da marca russa IGLA em Portugal.

Além da função de alarme e de inibição de arranque que impede o arranque do veículo se o utilizador não o autorizar (através de uma combinação de botões no próprio veículo, de uma chave de presença ou de uma aplicação móvel), este sistema tem a funcionalidade de localização GPS que permite o acesso à localização do veículo em tempo real.

“Através de uma aplicação móvel, o proprietário pode receber todo o tipo de avisos, bem como bloquear o seu veículo, ativar o modo oficina e abrir e fechar as portas, entre outras funcionalidades”, esclarece o representante da marca.

“A instalação de qualquer um dos produtos IGLA por técnicos qualificados é um processo rápido (cerca de duas horas) e o veículo não perde a garantia de fábrica, pois não há a interrupção de quaisquer fios, nem são colocados painéis ou teclados adicionais no habitáculo. Pelo contrário, os produtos IGLA recorrem aos botões e luzes que já fazem parte do veículo para serem ativados ou desativados”, aponta a empresa.