Afinal, qual a marca que mais polui em Portugal?

25/07/2018

Foi apresentada a tabela com as emissões poluentes da frota de carros comercializada por cada fabricante ao longo do primeiro semestre do ano. Veja aqui quanto polui cada marca em Portugal, na média dos automóveis que vendeu.

Ao longo dos primeiros seis meses de 2018 as emissões médias dos novos automóveis comercializados em Portugal manteve-se inalterada em comparação ao mesmo período de 2017, com um registo ponderado de 105 g/km de CO2. E para este valor bem que se pode agradecer às motorizações alternativas, que tiveram um forte crescimento entre janeiro e junho. Mesmo representando apenas uma parte residual das vendas em solo nacional, a média de emissões combinada de elétricos, híbridos e automóveis que combinam a gasolina com o Gás Natural ou o GPL ficou situada nas 64g/km, uma importante descida em comparação às 71 gramas que apresentavam na metade inicial de 2017. Em sentido oposto, tanto nos Diesel como nos Gasolina verificou-se um aumento, no primeiro caso cifrado em 1 grama, para um total de 106g/km nos veículos comercializados, e de 2 gramas para um total de 111 g/km de CO2 na segunda categoria de motores mais vendidos em Portugal.

No resultado dos fabricantes, destaque para a Smart, que beneficiando da combinação entre modelos de baixo peso com motores contidos e a gama elétrica consegue um registo de 86g/km de CO2. Bem abaixo das 95g/km da Nissan, segunda classificada, enquanto a aposta nos híbridos rende à Toyota o lugar mais baixo do pódio. No extremo oposto temos as marcas mais luxuosas do mercado, que, por contarem apenas com motores extremamente poderosos, apresentam valores bem mais elevados que a média. No caso da Lamborghini, eles são mesmo três vezes superiores a este resultado, ponderado de quanto polui cada marca em Portugal.

Ainda assim, há que celebrar um outro dado apresentado neste ranking, e que passa pelo facto de seis marcas já conseguirem um resultado inferior a 100g/km de CO2, o dobro das que ficavam abaixo dos três dígitos em 2017.

Nuno Fatela/Turbo

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