As autoestradas mais caras de Portugal

Está a chegar à altura predileta para férias, e os portugueses começam a escolher os seus destinos e a planear as rotas para chegar ao local do merecido descanso. Se por acaso está a pensar optar pelas vias rápidas para a sua deslocação, saiba quais são as autoestradas mais caras de Portugal

Antes de partir viagem, além de ter se preocupar em fazer uma pequena revisão a determinados componentes da viatura, é essencial escolher a rota para o destino final. Com as férias a chegar, para muitos condutores nacionais isso significa decidir entre o caminho mais rápido ou o mais barato. Nesta equação entra, obviamente, o custo a pagar nas portagens (ou a ir depois pagar, no caso das SCUT), motivo pelo qual apresentamos agora a lista com as autoestradas mais caras de Portugal.

Para esta lista optámos por inclui apenas as vias mais longas e que não se limitam a trajetos na periferia dos grandes centros urbanos (como por exemplo, a A5 e a A9 junto a Lisboa). Porque neste caso a ideia é ir para as designadas “férias grandes”, rumo a destinos mais longínquos. Depois, obtendo os preços das portagens para os automóveis que pagam Classe 1, a partir de um simulador online, utilizámos uma equação matemática para descobrir qual é o custo médio destas estradas por cada 100km percorridos, de forma a chegar a um custo-base de comparação entre elas.


Veja neste artigo que cuidados deve ter com o seu automóvel durante o Verão


O resultado final é aquele que aqui apresentamos, com a lista das autoestradas mais caras de Portugal. Se por acaso, a sua rota atravessa alguma delas, pode sempre procurar nos mapas por alternativas mais baratas, como os vários Itinerários Principais, as designadas IP. Isso normalmente significa mais quilómetros percorridos, estradas em piores condições e trajetos mais sinuosos, mas por outro lado também lhe permite ficar a conhecer outros locais do país e descobrir paisagens que provavelmente não terá oportunidade de ver quando segue nas vias rápidas. A decisão final é sua, portanto… boas férias e viaje em segurança.

Fonte dos preços: Simulador Estradas.pt

Fotos: Google Maps

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.