As marcas mais valorizadas do sector automóvel

10/07/2019

Um estudo avaliou a evolução na popularidade dos vários fabricantes online durante a última década. Além da Tesla liderar, por larga margem, destaque para a presença da Jeep e McLaren no pódio do ranking de valorização das marcas

As dúvidas relativamente à produção e performance financeira da Tesla podem ser muitas. Mas há algo de que ninguém duvida. A marca americana é um caso de sucesso mediático. Com uma enorme popularidade, muito alavancada pelo crescente interesse pela mobilidade elétrica, o nome do fabricante fundado por Elon Musk corre o mundo. Mais uma prova é este ranking de valorização das marcas durante a última década.

Tirando partido da procura que os SUV têm tido, não é de estranhar que também a Jeep tenha dado um salto enorme. E, com uma gama cada vez mais completa e um design estupendo, a McLaren também ganha lugar no pódio.

Nos restantes dados, existem também algumas curiosidades e evidências. O dado mais insólito será, provavelmente, o aumento de popularidade da Pagani, uma vez que novidades da marca do Sr Horacio têm sido escassas. Outro dado curioso é a descida do triunvirato premium germânico. Uma situação que poderá estar ligada à concorrência cada vez mais feroz que enfrentam. Também dois dos mais carismáticos criadores de desportivos, a Ferrari e a Aston Martin, apresentam uma evolução bastante negativa neste estudo.

Uma crítica a ser feita vai para a ausência de algumas marcas de renome, cuja evolução seria interessante acompanhar. Entre as principais ausentes estão a Peugeot, Hyundai, Lexus, Skoda, Citroën ou Kia. Ou, num campo bem distinto, ver como o interesse na Koenigsegg tem aumentado. Mas, infelizmente, esses dados não estão compilados neste estudo.
Como foi feito o estudo…

Para se perceber como estes dados foram compilados, os autores explicaram a metodologia do ranking de valorização das marcas na última década. Inicialmente foi avaliada a evolução a cada mês dos vários fabricantes no Google Trends, o que lhes valeu uma pontuação entre 0 e 100. Partindo desses dados, foi feita uma média anual. Os resultados finais foram depois obtidos com base na evolução dessa pontuação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.