As dúvidas relativamente à produção e performance financeira da Tesla podem ser muitas. Mas há algo de que ninguém duvida. A marca americana é um caso de sucesso mediático. Com uma enorme popularidade, muito alavancada pelo crescente interesse pela mobilidade elétrica, o nome do fabricante fundado por Elon Musk corre o mundo. Mais uma prova é este ranking de valorização das marcas durante a última década.
Tirando partido da procura que os SUV têm tido, não é de estranhar que também a Jeep tenha dado um salto enorme. E, com uma gama cada vez mais completa e um design estupendo, a McLaren também ganha lugar no pódio.
Nos restantes dados, existem também algumas curiosidades e evidências. O dado mais insólito será, provavelmente, o aumento de popularidade da Pagani, uma vez que novidades da marca do Sr Horacio têm sido escassas. Outro dado curioso é a descida do triunvirato premium germânico. Uma situação que poderá estar ligada à concorrência cada vez mais feroz que enfrentam. Também dois dos mais carismáticos criadores de desportivos, a Ferrari e a Aston Martin, apresentam uma evolução bastante negativa neste estudo.
Como foi feito o estudo…
Para se perceber como estes dados foram compilados, os autores explicaram a metodologia do ranking de valorização das marcas na última década. Inicialmente foi avaliada a evolução a cada mês dos vários fabricantes no Google Trends, o que lhes valeu uma pontuação entre 0 e 100. Partindo desses dados, foi feita uma média anual. Os resultados finais foram depois obtidos com base na evolução dessa pontuação.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.