Como o nome indica este foi o terceiro carro, de motor central, a ser apresentado pela marca britânica. Encontra-se neste momento em exibição no Salão de Genebra, ao lado outros três automóveis de motor central da Aston Martin. O projecto ‘003’ da marca britânica passou do papel para a realidade com a colaboração da Red Bull Advanced Technologies, equipa de Fórmula 1 com quem a marca tem uma parceria. O foco da equipa de Red Bull no desenvolvimento deste automóvel foi a optimização da aerodinâmica e das qualidades do chassis. Em termos de potência, o AM-RB 003 recebeu um bloco V6 turbo híbrido.
De acordo com Miles Nurnberger, director de design da Aston Martin este AM-RB 003 foi largamente influenciado pelo Valkyrie: “Neste 003 fizemos questão de não mascarar a suas semelhanças com o Valyrie mas, ao mesmo tempo, entendemos que este 003 é uma refinação do seu predecessor e não uma diluição do seu carácter. Sabemos que o design não é tão extremo como no outro (Valkyrie), em alguns apectos, mas consegue ser tão arrojado como ele em outros”.
Para além de tecnologia da Fórmula 1 este 003 traz um segredo – o ‘FlexFoil’ desenvolvido pela ‘FlexSys Inc.’ é uma camada de metal especial, aprovado pela NASA, que se adapta aos desafios aerodinâmicos impostos pelos fluxos de ar em movimento. A Aston Martin é a primeira marca automóvel a aplicar esta tecnologia aeroespacial a um automóvel.
A grande diferença em relação ao Valkyrie prende-se com os níveis de conforto. Embora a filosofia desportiva se mantenha, este AM-RB 003 traz para além de uma pequena bageira, um ‘cockpit’ maior brindado com um sistema de infotainment moderno e um ecrã táctil embutido no volante. Em termos de performance, a Aston Martin não avançou mais informações, sabendo-se apenas que esta será uma edição limitada a 500 unidades que deverá chegar no final de 2021.
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