BMW intensifica eletrificação da gama

10/03/2019

A eletrificação assume papel de destaque no espaço que a marca bávara apresentou na Suiça, com as estreias mundiais do novo 330e, do X3 xDrive 30e, do X5 xDrive 45e e dos 745e. Além disso, foram também melhoradas as capacidades dos 225Xe Active Tourer e 530e, e apresentadas novas tecnologias para apoiar os híbridos da BMW

Bem sabemos que todas as marcas premium alemãs gostam de se anunciar como as pioneiras nas diversas tecnologias. Mas no campo da eletrificação seguramente os pergaminhos da BMW estão bem assegurados. Desde logo pela presença no mercado, já há algum tempo, dos i3 e i8 Coupé, numa oferta que foi sendo posteriormente reforçada com propostas como o 530e, o Série 2 Active Tourer PHEV, o X1 xDrive 25Le (para a China) e o sedutor i8 Roadster. Agora a marca entra numa nova fase, em que mais de metade das propostas da sua gama passam a estar eletrificadas, com a estreia em Genebra dos híbridos de Plug-In para o novo Série 3, e para os modelos Série 5, X3 e X5.

Além de revelar estes modelos, e de melhorar as capacidades dos Série 2 Active Tourer e Série 5 PHEV, a BMW também apresentou novas adaptações para o infotainment e demais tecnologias que apoiam a condução nestes automóveis de menor impacto ambiental. Um dos mais importantes passa pela integração da gestão de energia com a navegação, para otimizar o recurso às baterias consoante rota e tipo de condução adotada. Além disso, o Live Cockpit Professional tem novos grafismos, com informações específicas como a carga das baterias, a autonomia elétrica e o modo de condução escolhido.

Para optar entre as diversas programações surgem igualmente novos comandos. Basta apenas um toque no botão para escolher o Sport, Adaptive, bem como os modos de condução Hybrid, electric e Battery Control. E, com um duplo toque no botão Hybrid, é automaticamente acionado o modo especial Hybrid Eco Pro, com eficiência otimizada. Uma última referência nas tecnologias para os alertas acústicos de proteção aos peões que estão introduzidos nos BMW eletrificados, alertando-os da presença dos automóveis através de sons que não entram a bordo graças à insonorização do habitáculo.

As especificações dos BMW híbridos:
BMW X3 xDrive 30e
Motor de quatro cilindros + motor elétrico, com potência canalizada pela caixa automática Steptronic de oito velocidades para o sistema de tração integral
Potência de 252cv, temporariamente com mais 41cv graças ao boost do motor elétrico
Autonomia elétrica: 50km
Consumos: 2,4l/100km;
Bagageira: 450l/100km (ao nível das versões com motor de combustão)

BMW 330e
Potência: 252cv + 41cv (tal como no X3 PHEV)
Autonomia elétrica: 60km (+50%)

BMW X5 xDrive 45e
Motor de 6 cilindros + motor elétrico; Potência combinada: 394cv
Consumos: 2,1 l/100km; Emissões: 49 g/km CO2
Autonomia elétrica: 80km
Bagageira: 500l, extensíveis a 1716l

BMW 745e + BMW 745 Le (distância longa entre eixos)
Motorização idêntica ao X5 PHEV, com 394cv
Autonomia elétrica: Até 58km
Consumos: 2,1 l/100km (745e)

BMW 530e
Autonomia elétrica: 64km (+30%)
Consumos: 1,7 l/100km; Emissões: 38 g/km de CO2

BMW 225 xe Active Tourer
Autonomia elétrica: 57km (+25%)
Consumos: 1,9l/100km; Emissões: 43 g/km

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.