Parece uma ideia demasiado ambiciosa, distante da realidade, mas Marelke Wolter, responsável pelo projeto de Armazenamento de Energia Móvel da Fraunhofer-Gessellschaft, não está muito distante o surgimento de uma bateria capaz de assegurar uma autonomia de 1000 km com um único carregamento.
Recorde-se de que o mais recente lançamento da Tesla, o modelo S 100D, comporta um pacote de baterias com capacidade de 100 kW/h, oferecendo uma autonomia de 540km. Está instalado no fundo do carro, é de grandes dimensões, com quase 5 metros de comprimento, 1.83 metros de largura e 10 centimetros de espessura, contendo mais de 8.000 células de iões de lítio.
Numa comparação direta com o Tesla S 100D, Marelke Wolter revela que caso o projeto consiga “utilizar o mesmo espaço a mas melhorar a densidade da energia, será, finalmente, possível chegar aos 1000 kms”.
Wolter diz que será necessário refinar os materiais dentro da bateria para aumentar a capacidade de retenção de energia ou reformular todo o sistema. A este respeito fala de uma redução da quantidade de componentes associados ao funcionamento da bateria: “Há uma grande quantidade de componentes inativos no sistema e isso é um problema no nossa ponto de vista. É muito espaço desperdiçado”, refere.
No presente, o Tesla S P85D, irmão mais novo do S 100D, ainda apresenta dificuldade em cumprir a autonomia prevista num circuito de autoestrada de Lisboa ao Porto, por exemplo. Mas quem sabe o que o futuro nos reserva – e, aparentemente, um futuro muito mais próximo do que o que podemos pensar.Miguel Policarpo
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