Com a falta de emoção a ser uma crítica habitualmente apontada à condução de modelos elétricos (algo que certamente não sentiu Romain Dumas a voar por Pikes Peak acima para bater o recorde absoluto desta prova), uma das soluções encontradas pela Volkswagen para resolver esta questão está em apelar ao coração dos clientes. De que forma? Reinterpretando ícones do passado, modelos que ficaram na história e que ainda hoje despertam sensações e causam impacto a quem os vê nas estradas. Depois do concept ID Buzz nos ter prometido uma carrinha “Pão de Forma” de emissões 0, agora é a vez de surgirem informações sobre um potencial carocha elétrico.
A base para este modelo seria a plataforma MEB, aplicada a todos os modelos da família de elétricos da marca germânica, agrupada sob a denominação ID. Isto pode significar um regresso à formula original do VW Beetle, recuperando a tração à retaguarda que era utilizada no modelo original de 1945 (um dado já antes avançado quando surgiram os primeiros rumores sobre um carocha elétrico). Mas o recurso a esta base para veículos elétricos pode trazer outros benefícios, pois significaria o mínimo impacto no design e, simultaneamente, o aumento do conforto e das áreas interiores. Uma questão que até já foi abordada pelo responsável de design da VW, Klaus Bischoff. Em declarações aos britânicos da Autocar, ele afirmou que “Se olharmos para a MEB, a menor distância entre eixos é a do [hatchback] ID. Se partirmos disso e fizermos um Beetle, há bastante espaço e deixa de ser necessário um compromisso do lado prático [da utilização]. Portanto, seria um carro bastante atrativo”.
Caso se venha a confirmar este carocha elétrico, ele poderia fazer parte de uma gama de modelos mais emocionais e que evocam grandes nomes do passado, em conjunto com a já confirmada Pão de Forma elétrica, a ID Buzz. Uma oferta que partilharia o espaço na ofensiva elétrica da VW com outras propostas mais “racionais”, onde se incluem os já confirmados hatchback ID a lançar em 2019, dois SUVS (sendo já conhecido o ID Crozz) e ainda um sedan de emissões 0 que foi revelado no último Salão de Genebra. Além dos automóveis, a marca alemã planeia também uma área de negócio de carregadores domésticos de viaturas de emissões 0 e também, em conjunto com outros fabricantes, ter uma rede europeia de carregadores rápidos.
Nuno Fatela/Turbo