A Kia está a desvendar no Salão de Detroit o novo sedan ‘Forte’. Este é um modelo destinado apenas ao mercado americano, o que poderia tornar esta apresentação irrelevante para o continente europeu. No entanto, como partilha diversos elementos com o cee’d, têm vindo a surgir indicações de que o Kia Forte pode revelar algumas pistas sobre como poderá ser a próxima geração desse modelo, pelo menos na estética. É, no entanto, preciso recordar que estamos na presença de dois modelos com carroçarias distintas, um sedan e um hatchback, pelo que essas similaridades estariam principalmente na dianteira.
A apresentação do modelo estará marcada para o Salão de Genebra, segundo os rumores mais recentes, e a entrada em comercialização ocorrerá no segundo semestre. Mas é possível que muitos dos traços estilísticos possam já ser já antevistos neste novo Kia Forte. Além disso, é preciso recordar que no Salão de Frankfurt, em outubro, foram já sendo avançadas algumas pistas, através do concept Proceed que anuncia o futuro para a carrinha desta gama.
Em termos estéticos, verificam-se várias parecenças entre o novo Kia Forte e o Stinger. Ou seja, temos um sedan com laivos de desportivismo, como nas formas alongadas das óticas, capot mais longo e entradas de ar. Neste último ponto destaque ainda para a inclusão dos indicadores de mudança de direção sonre as lâminas destas entradas nas laterais do para-choques. Estas influências que dão um ar mais dinâmico também se vislumbram pelos frisos laterais, que culminam com superfícies negativas (concavas) junto à traseira e ao volumoso Pilar C.
No portão da mala existe ainda um pequeno spoiler, e merecem ainda referência os elementos contrastantes, a negro, na secção inferior, que reforçam o desportivismo da imagem. Além disso, a retaguarda conta também um elemento já encontrado no Sportage, integrando uma faixa luminosa que conjuga as duas óticas. Algo que pode ser relevante, pois é indicado que o próximo cee’d poderá ganhar uma nova variante mais próxima dos SUVS.
Apesar de ser um modelo destinado ao mercado norte-americano, uma referência para a motorização do Kia Forte. O modelo recorre a um bloco 2.0L da gama Smart Stream, com o ciclo Atkinson (mais usual nos híbridos), que debita 147cv e 178Nm. Equipado com caixas manuais de seis velocidades ou CVT (que melhorou a insonorização em 5dB) são referidos ganhos na eficiência equivalentes a 0.6L/100km, com um registo de homologação de 6,7L/100km.
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