Para estas cifras impressionantes contribuem elementos como o chassis Monocell e o sistema de baterias (para onde vai a energia recuperada por um sistema com origem na F1) fornecidos pelos croatas da Rimac , ambos de extremo baixo peso, e também outros elementos. É o caso do nariz capaz de fazer corar de inveja qualquer cirurgião plástico, com uma espessura de somente 1 micron. Sabe o que é um milímetro? Agora imagine uma frente com um milésimo disso, que dessa forma irá pesar apenas alguns miligramas. Como a Road and Track resume este hiperdesportivo, “mais leve que um Mazda MX-5 e mais poderoso que um LaFerrari…”.
Além das especificações do Aston Martin Valkyrie, foram também divulgados outros pormenores sobre este modelo com produção limitada a 175 exemplares, 150 para estrada e mais 25 para pistas. Entre eles a confirmação de que os carros exclusivos para circuito vão ter um pack aerodinâmico próprio que inclui um splitter dianteiro mais largo, uma asa traseira e peso ainda mais baixo (não foi indicado que são os 1030kg anunciados ou se poderá mesmo ser inferior a uma tonelada). Também somente nesta versão deve surgir o volante com inspiração na Fórmula 1, que pode ser desconetado pelo próprio condutor (impossibilitando o obrigatório airbag para circular na estrada) e tem um painel LCD inserido.
Para as especificações do Aston Martin Valkyrie de 1030kg contribuem ainda outros elementos que devem ser partilhados pelas duas variantes de estrada e pista, como a ausência de retrovisores, substituídos por câmaras que transmitem imagens para ecrãs no interior, e as janelas fixas. Outro destaque vai para o banco do condutor, que será feito a partir dos dados obtidos por um scan 3D ao proprietário. O Valkyrie contará ainda com dois compartimento de bagagem, certamente diminutos mas ainda assim importantes, pois depois das suas vertiginosas capacidades fazerem suar ao volante os pilotos pode ser preciso mudar de roupa…
O hiperdesportivo da Aston Martin está já a ser mostrado aos clientes em eventos particulares da marca, embora o primeiro protótipo funcional apenas deva estar em testes no próximo ano. Com as entregas marcadas para 2019, tem vindo a ser indicado que as 24H de Le Mans podem ser o palco. Tendo em conta o sucesso da marca na prova em 2017, e também a intenção do fabricante de Gaydon de garantir que o Valkyrie consegue rodar no circuito britânico de Silverstone tão rápido como um LMP1, talvez a mais mítica prova de resistência do mundo, realizada no traçado de La Sarthe, seja efetivamente o local mais especial e indicado para esta revelação.
Nuno Fatela
Fonte: Road andTrack e CarScoops
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.