As redes sociais foram banidas dos telemóveis fornecidos pela empresa aos funcionários devido a uma preocupação com a política de proteção de dados.

A Continental decidiu “cortar o mal pela raiz” e banir a utilização do Facebook, do WhatsApp e do Snapchat nos telemóveis fornecidos aos seus funcionários. No total, são cerca de 36,000 os dispositivos em causa. De acordo com a empresa, estas aplicações acedem a informações pessoais dos utilizadores e possivelmente de dados confidenciais como contactos e dados relativos a terceiros.

As políticas de privacidade do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia tem obrigado as empresas a tomarem ações. No mesmo comunicado, a Continental assegura que esta medida procura proteger os seus funcionários e parceiros de negócio, à luz dos novos regulamentos. A empresa adianta ainda que eventualmente levantará esta proibição caso as entidades que desenvolvem as aplicações as atualizem, de modo a assegurar a proteção de dados.

A Diretora de Comunicação da Europa da Snap já se pronunciou sobre este caso, sugerindo que a escolha é do utilizador e não da aplicação: “Cabe ao usuário decidir se deseja conceder acesso a contatos no Snapchat”, sublinha, explicando que “se os usuários fizerem o upload dos seus contatos para a conta, poderão parar de sincronizá-los e excluí-los a qualquer momento dentro da aplicação. Nós também não armazenamos contatos que não sejam do usuário”.

Para já nem contas de Facebook, do Whatsapp ou do Snapchat nos telemóveis facultados pela empresa.