Fiat Tipo celebra 30 anos

Ainda se recorda do simpático e compacto modelo da marca lançado no final da década de 1980? Fez 30 anos desde foi apresentado o original Fiat Tipo, no dia 26 de janeiro de 1988.

Apesar de ainda se verem alguns “resistentes” pela estrada, a verdade é que já passaram 30 anos desde que foi apresentado o Fiat Tipo. Revelado como sucessor do Ritmo, que por sua vez já tinha vindo dar continuidade ao legado do 128, ele foi fabricado até 1995 na sua “primeira vida”, mas em 2015 regressou com uma nova e multifacetada geração. A Fiat recorda que o original, revelado a 26 de janeiro de 1988, surgiu numa altura crucial, pois ele foi para o extremamente importante segmento C da época e procurando assumir-se com atributos como a simplicidade, funcionalidade e personalidade.

A Fiat recorda o Tipo como um projeto inovador, referindo que ele se destacava por características como a “facilidade de condução, boas prestações, conforto e segurança, além de ter sido desenvolvido a pensar na ergonomia proporcionada aos ocupantes”. Segundo a marca estas são características partilhadas com a nova e moderna geração, que também faz de atributos como a funcionalidade e habitabilidade trunfos para convencer os clientes. A isso junta também a versatilidade de estar disponível em versões de quatro portas, cinco portas e carrinha, algo que evoca também a memória do seu antepassado. Isto porque o original apresentado há 30 anos foi um dos primeiros automóveis fabricados com recurso a uma plataforma modular, que posteriormente foi utilizada por outras propostas como o Tempra.

Bastante diferente era a oferta nas novas tecnologias, pois se hoje em dia os infotainment com touchscreen, como o Uconnect de 7’’, são destaque, à época foi o nível de equipamento ‘Digit’ a fazer furor. Isto porque ele combinava já elementos analógicos e digitais no painel de instrumentos, algo que a marca recorda como pouco usual para a época em que surgiu o primeiro Fiat Tipo. Ainda se recorda do original, que chegou com grande impacto e foi logo eleito o Carro Europeu do Ano em 1989?

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.