Hamburgo restringe Diesel já na próxima semana

Após os tribunais germânicos terem confirmado que as cidades do país têm autonomia para decidirem estas limitações à circulação de veículos mais antigos, foram anunciadas as restrições aos Diesel em Hamburgo a partir do último dia deste mês. Esta é a primeira grande cidade germânica a tomar esta decisão.

Será a 31 de maio que começam a ser aplicadas em Hamburgo as alterações legais que vão eliminar os veículos mais poluentes a gasóleo de determinadas zonas da cidade, numa medida pioneira entre os maiores centros urbanos desta nação. Foi já confirmado que estão colocadas cerca de 100 placas a indicar as rotas alternativas para os condutores afetados. As restrições aos Diesel em Hamburgo serão aplicadas a viaturas anteriores a 2009 (Pré-Euro 5), algo que ficou definido em decisão judicial.

Existem, no entanto, algumas críticas sobre a eficácia desta medida, algo que tem sido habitual em metrópoles de todo o mundo quando o movimento dos automobilistas é restringido. Segundo afirmam alguns, por ser aplicada em locais específicos, esta alteração vai obrigar os condutores dos veículos a gasóleo a andar mais, o que significa também mais poluição. Mesmo com o governo alemão a mostrar-se contrário a estas práticas, a verdade é que após as restrições aos Diesel em Hamburgo poderá verificar-se o mesmo em outras cidades do país. Basta recordar que na origem desta medida está uma decisão de fevereiro que concedeu às autoridades locais de Estugarda e Düsseldorf o direito de colocar limitações à circulação de viaturas a gasóleo.

Fonte: Automotive News Europe e Autocar