Hyundai desvenda a sua nova aposta a hidrogénio

A imagem do SUV movido a hidrogénio, que tem apresentação oficial marcada para a Consumer Eletronics Show, já foi desvendada. Mas a marca não deu ainda a conhecer qual o nome deste novo FCEV Hyundai.

Aumenta ainda mais o rol de novidades dos coreanos da Hyundai-Kia para a CES, em Las Vegas, agora com o anúncio de um novo modelo movido a células de combustível de hidrogénio (tal como o iX35) do grupo coreano. Este novo FCEV Hyundai representa, indica a marca, não apenas a mais recente adição ao seu portefólio de propostas ecológicas mas, igualmente, o que ela designa como a sua visão de uma mobilidade não poluente no futuro.

Com uma imagem que se caracteriza por superfícies fluídas (que até pode ser considerada como pouco impactante, tal a suavidade das linhas…) este modelo incorpora também duas novidades que prometem atrair atenções. A primeira reside no facto deste FCV Hyundai ir dar a conhecer uma nova forma de ligação entre automóvel e habitação, em que o carro serve como fonte de alimentação. Isto poderá representar a replicação para os carros a hidrogénio de uma ideia que, por exemplo, a Nissan também já apresentou com o v2G (Vehicle to Grid) para os elétricos. E se, dada a baixa autonomia que os veículos com bateria ainda apresentam, pode causar cepticismo a utilização da sua eletricidade para alimentar a habitação, a maior capacidade (e velocidade de abastecimento) das viaturas com pilha de combustível de hidrogénio pode configurar-se como uma interessante solução para fornecer energia limpa aos domicílios.

A segunda novidade do FCV Hyundai está na apresentação de um novo interface Homem-Máquina que recorre às potencialidades da inteligência artificial. Este sistema será utilizado, por exemplo, para tornar mais eficazes as ordens proferidas por comandos vocais. Mas, além disso, ele representa mais uma demonstração da forma como as marcas pretendem que os carros tragam benefícios à qualidade de vida das pessoas, já que o FCV Hyundai irá monitorizar os sinais vitais dos ocupantes para melhorar a sua saúde e conforto.

Com estas interessantes novidades, este automóvel (que se junta no espaço do fabricante coreano ao Kia Niro elétrico e aos interfaces apresentados por esta marca) promete ser um dos destaques da presença do mundo automóvel na CES. O palco onde a Hyundai vai também revelar o nome desta nova aposta movida a hidrogénio, pois apesar de já ter desvendado as fotos a Hyundai não revelou ainda o nome deste “parente” do iX35…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.