Falámos com o guru do motor Mazda Skyactiv-X, que afirmou estar a desenvolver dois motores Wankel e recordou também alguns entraves atuais à massificação dos veículos elétricos.

Entrevistámos no Salão de Tóquio o responsável pela investigação técnica e desenvolvimento dos motores Mazda, Mitsuo Hitomi, que nos falou do novo motor Skyactiv-X (em estreia com o Kai Concept das fotos) que promete revolucionar o desempenho dos motores de combustão interna. Segundo ele, vale a pena continuar a investir na tecnologia tradicional porque a estrutura não suporta a massificação de eléctricos. “Se toda a gente começasse a carregar carros eléctricos ao mesmo tempo, o sistema elétrico de uma nação inteira iria abaixo”, afirma. No entanto, a marca pensa nestas alternativas, embora reconhecendo que da recém-forjada parceria com a Toyota “não resultará nenhum Mazda híbrido ou elétrico puro antes de 2020”.

Um dos temas que surge sempre que se fala de motorizações Mazda é a aposta nos motores rotativos eMitsuo Hitomi confirmou que estes propulsores vão regressar à gama da marca em duas formas. O guru do Skyactiv-X revelou-nos que além da já esperada utilização destes blocos como extensores de autonomia, também vão existir futuramente modelos movidos somente com recurso a motores Wankel. Hitomi confidenciou que “estamos numa nova fase nova do desenvolvimento dos motores rotativos, em que os problemas anteriores fazem parte do passado. Esses desenvolvimentos tanto serão aplicados no motor Wankel que utilizaremos como motor principal, como no Wankel que utilizaremos como extensor de autonomia”.

Não perca, na próxima edição da Revista Turbo, todas as informações reveladas por Mitsuo Hitomi na entrevista que concedeu à Revista Turbo no decorrer do Salão de Tóquio.

Artigo: António Amorim, em Tóquio + Nuno Fatela

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