Megane IV Sport 1.5 dCi Intens supera concorrência

11/06/2018

O Renault Megane IV Sport 1.5 dCi Intens foi eleito Carro Frota do Ano 2018, uma iniciativa levada a cabo pela LeasePlan Portugal, que tem como objetivo distinguir os carros para frotas que mais se destacaram em 2017.
A apresentação dos vencedores decorreu no Silk Club, em Lisboa, e contou com a presença de representantes da empresa organizadora, de responsáveis das marcas a concurso e de um painel de jurados.

O Renault Megane venceu, ainda, na categoria Pequeno Familiar, na qual concorria com o Ford Focus Station 1.5 TDCI Titanium e com o Nissan Qashqai 1.5 dCi N-Connecta Business. Os fatores tidos em conta pelo jurado foram o espaço da mala, facilidade de condução e a travagem, para além das vendas LeasePlan.

Na categoria Médio Familiar Generalista, o primeiro lugar foi atribuído ao Passat Variant 1.4 TSI GTE Plug-in, que superou o Ford Mondeo Station 1.5 TDCi Business Plus ECOneti e o Renault Talisman Sport 1.5 dCi Zen Pack Business. A qualidade dos materiais, a facilidade de condução e a caixa de velocidades foram os fatores-chave para que este modelo obtivesse a vitória.

Na classe Médio Familiar Premium, a vitória coube ao BMW 330e iPerformance Advantage 2.0, que ficou à frente do Audi A4 Avant 2.0 TDI e do Mercedes Classe C Station 220 d Avantgarde 2.1. O TCO, as vendas LeasePlan e as emissões de CO2 foram determinantes para a escolha final.

Por fim, na categoria Veículo Elétrico, introduzida pela primeira vez nesta edição, o Nissan Leaf Tekna arrebatou o prémio, tendo a sua avaliação superado o Volkswagen E-Golf e o Renault Zoe Intens. As vendas LeasePlan e a autonomia do veículo foram fatores diferenciadores deste modelo.

Segundo António Oliveira Martins, diretor geral da LeasePlan Portugal, “os veículos que se destacam nesta 16ª Edição do Carro Frota, dois híbridos e um 100% elétrico, confirmam a alteração do paradigma da mobilidade a que temos vindo a assistir e de que a LeasePlan tem sido pioneira ao assumir o compromisso de liderar a transição de motores de combustão interna para frotas com propulsão alternativas, tendo como objetivo as zero emissões líquidas da sua frota até 2030. Termos estes três veículos distinguidos por profissionais que gerem as frotas das suas empresas é algo muito inspirador para outros frotistas e vai ao encontro dos principais elementos da nossa estratégia de sustentabilidade”.

A pré-seleção dos modelos para avaliação foi realizada tendo em conta as vendas LeasePlan e do mercado automóvel em 2017, o TCO (Total Cost of Ownership – Renting a 48 meses/120.000 Km, com todos os serviços incluídos, estimativas de combustível, portagens e impostos (IVA e Tributação Autónoma).

Os vencedores de cada categoria foram obtidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes têm um peso equitativo na pontuação final. Em avaliação estiveram três veículos por categoria já pré-selecionados que foram testados em quatro circuitos diferentes, previamente definidos consoante a categoria em que estavam inseridos.

A componente qualitativa foi analisada por um júri composto por 15 clientes frotistas e dois membros da imprensa especializada, que analisaram uma série de critérios como o habitáculo, o conforto e a estética, o motor e a dinâmica. A componente quantitativa teve por base as versões mais escolhidas pelos clientes LeasePlan e engloba a análise das componentes do TCO, vendas LPPT, vendas mercado automóvel, prazos de entrega, emissões de CO2 e classificação EuroNCAP (European New Car Assessment Programme) a valores de 2017.

David Espanca/Turbo