Mini de 1959 à venda em Portugal

09/10/2017

Este é sem dúvida um modelo com importante significado histórico, pois foi produzido logo no ano em que a Mini começou a fabricar automóveis, em 1959.

Está exposto até dia 8 de outubro no Salão autoClássico do Porto, e será posteriormente vendido através do portal Catawiki, aquele que é anunciado como o segundo Mini mais antigo atualmente em Portugal. Este histórico exemplar é datado de 1959, o que significa que pertence aos cerca de 10.000 automóveis que a marca britânica fabricou ao longo do seu primeiro ano de produção em série. Trata-se, portanto, de um automóvel de elevada importância pois são poucos os Mini “do primeiro ano” que resistiram até aos dias de hoje. Pintado de cor vermelha e com um total de 116.929 km percorridos, os responsáveis pelo leilão esperam que o modelo possam alcançar um valor próximo dos 25000€.

div” data-cycle-speed=”1000″ data-cycle-swipe=”false” data-cycle-tile-count=”7″ data-cycle-tile-delay=”100″ data-cycle-tile-vertical=”true” data-cycle-timeout=”10000″>

Este Mini de 1959 à venda em Portugal conta ainda com vários componentes originais, sendo destacado pela Catawiki as jantes, caixa de velocidades e painel de instrumentos de origem . Além disso, a empresa recorda que muitos dos modelos da marca britânica feitos durante este ano, que eram 50kg mais leve em comparação aos que saíram das linhas a partir de 1960, foram adaptados para competição e que, pelo desgaste associado, não resistiram até aos nossos dias.

Alejandro Sanchez, Diretor-Geral do site de leilões, espera que este clássico possa atrair muitos interessados, pois recorda que “trata-se de um dos mais antigos Minis ainda preservados em Portugal. Os registos oficiais da marca revelam que existe apenas outro Mini, ainda mais antigo, com um número de chassis inferior”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.