Novo VW Golf já tem data de início de produção

23/01/2018

A oitava geração do Golf já entrou em fase de desenvolvimento avançada. A Volkswagen anunciou a data da passagem para produção do modelo para junho de 2019, que irá manter o design que o carateriza. A condução autónoma e a eletrificação são dois dos pontos-chave do novo Golf.

A Volkswagen confirmou a data da passagem da oitava geração do Golf para produção para junho do próximo ano, mostrando um esboço do compacto. A informação foi transmitida por Ralf Brandstätter, membro do conselho da marca de Wolfsburgo, sublinhando que o novo modelo incorporará tecnologia de condução autónoma. “O próximo Golf irá levar a Volkswagen para a era de veículos conectados, integrando funções de condução autónoma ampliadas”, disse o responsável, acrescentando que o modelo “terá mais funcionalidades a bordo do que nunca. Estará sempre on-line e o cockpit digital e sistemas de assistência serão o marco em termos de conectividade e assistência”.

A possibilidade de desativar cilindros do motor e a função de ‘coasting’ (seguir à vela) serão funcionalidades presentes no modelo, adaptando a Volkswagen também o sistema de 48V. O consumo de combustível é, portanto, uma preocupação da marca no desenvolvimento do novo Golf. Apesar do escândalo Dieselgate e das restrições em alguns países às motorizações a Diesel e gasolina, o fabricante vai manter a oferta de motores recorrentes a estes combustíveis na oitava geração do Golf, bem como uma solução híbrida.

Os blocos serão associados a uma caixa manual de seis velocidades ou à caixa automática de dupla embraiagem de sete velocidades e a Volkswagen planeia disponibilizar como opção o sistema de tração às quatro rodas ‘4Motion’. Ressalva-se que o motor de 1.2l será substituído pelo motor de 1.0l, já disponível no atual Golf, e o motor 1.5l TSI será equipado com um filtro de partículas para diminuir as emissões. As opções Diesel complementam-se com um novo propulsor de 1.5l, que deverá substituir o atual 1.6l TDI, e o motor 2.0 TDI deverá ser atualizado.

A versão GTI receberá uma solução híbrida, melhorando a performance e reduzindo o consumo e as emissões. Incorporando um sistema elétrico de 48V, as alterações prometem o GTI mais potente de sempre, segundo o AutoCar. O motor elétrico permitirá ao GTI transmitir potência ao eixo dianteiro, uma função de ‘boost’. Este propulsor, localizado na dianteira do modelo, serve de suplemento ao motor de combustão no modo Performance.

Baseando-se na plataforma MQB, a oitava geração do Golf será construída com material mais leve, sugerindo-se que a redução de peso poderá chegar aos 50 kg. O design manterá as formas das anteriores gerações que caraterizam o modelo e a Volkswagen planeia três variantes: a de três portas, a de cinco portas e uma carinha, não havendo previsão para um descapotável. Para o mercado do Reino Unido a previsão é de que o novo Golf seja lançado no inicio de 2020, data em que deverá chegar também a outros mercados europeus.

Nas imagens da galeria pode ver o atual Golf, que recebeu uma ligeira atualização na primeira metade 2017.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.